Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Primeira votação sobre projeto de lei para reparação pela escravidão tem início nos EUA

A ação é considerada histórica para a abertura de um diálogo sobre desigualdade racial

Redação Publicado em 15/04/2021, às 07h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prédio do Capitólio, nos EUA - Wikimedia Commons
Prédio do Capitólio, nos EUA - Wikimedia Commons

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas nesta quinta-feira, 15, pelo UOL, o Congresso norte-americano deu início a primeira votação de um projeto de lei que visa reparação pela escravidão no país. O plano é considerado histórico, já que dá abertura para um debate sobre desigualdade racial nos EUA.

Sabe-se que o projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Justiça da Câmara de Representantes, mas não teve apoio de republicanos. O plano prevê a criação de uma comissão para entender e estudar a situação enfrentada no passado, e assim, realizar propostas de reparação para os descendentes de escravos nos Estados Unidos.

O projeto enfrenta dificuldades para aprovação no Congresso, já que a situação atualmente está dividida. Nenhum legislador republicano se juntou aos 150 democratas que apoiam a ação. Os opositores afirmam que reconhecem os danos da escravidão, mas, ao mesmo tempo, criticam o preço que o plano teria.  

Sabe-se que a discussão acontece em paralelo com o julgamento do ex-policial branco Derek Chauvin, acusado pela morte do ex-segurança negro, George Floyd, que gerou diversos protestos contra o racismo nos Estados Unidos e no mundo.