Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Príncipe Harry perde processo de difamação contra tabloide britânico

Batalha judicial teve início em 2022 e se encerrou somente nesta segunda-feira, 11; ex-príncipe, Harry deve pagar indenização equivalente a R$ 300 mil

Redação Publicado em 12/12/2023, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry, filho mais novo do atual rei Charles III - Getty Images
Harry, filho mais novo do atual rei Charles III - Getty Images

Na última segunda-feira, 11, o ex-príncipe Harry, irmão mais novo de Williamherdeiro do trono — e filho caçula do atual rei Charles III, encarou uma derrota após quase dois anos em batalha judicial contra o trabloide britânico Mail on Sunday. A disputa teve início ainda no começo de 2022, com Harry processando o jornal por difamação.

Conforme repercutido pelo portal f5, da Folha de S. Paulo, o ex-príncipe — lembrando que ele abdicou de suas funções dentro da monarquia em março de 2020, junto da esposa Meghan Markle, quando se mudaram para os Estados Unidos — foi condenado a pagar uma indenização de 48.447 libras esterlinas, equivalente a pouco mais de R$ 300 mil, após perder o processo. A ordem é que a indenização seja feita até 29 de dezembro.

+ Biógrafo revela como o rei Charles III passou a se referir ao príncipe Harry após livro polêmico

Harry, filho mais novo de Charles III / Crédito: Getty Images

Segurança de Harry

Segundo a Agence France-Presse (AFP), uma das ações perdidas por Harry, movida contra jornais britânicos, se referia a uma reportagem publicada em fevereiro de 2022 que o acusava — falsamente, de acordo com sua defesa — de mentir e tentar manter em segredo um recurso contra o governo britânico para tentar obter proteção policial quando estivesse no Reino Unido. Ele e Meghan, vale explicar, perderam o direito à proteção policial sistemática, paga pelos britânicos, após deixarem a Família Real.

Desde então, Harry vem rotineiramente recorrendo à segurança privada, paga com seus próprios recursos. O que ele teria solicitado, no caso, seria proteção policial somente quando estivesse no Reino Unido, mas o pedido foi rejeitado.