Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Padre Cícero

Processo de beatificação de Padre Cícero é autorizada por Vaticano

A autorização para o início do processo de beatificação do padre cearense foi anunciada neste sábado, 20

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 20/08/2022, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem em homenagem à Padre Cícero Juazeiro do Norte, no Ceará - Reprodução/Vídeo/Cdois Photo Film
Imagem em homenagem à Padre Cícero Juazeiro do Norte, no Ceará - Reprodução/Vídeo/Cdois Photo Film

Foi autorizado pelo Vaticano o processo de beatificação de Padre Cícero, conhecido por atrair milhões de romeiros ao Ceará. A informação foi dada na manhã deste sábado durante uma missa, pelo bispo da diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes

O processo de beatificação do "santo popular" ocorre depois da reconciliação do Padre com a Igreja Católica, após um período de rompimento. A notícia foi dada em uma missa no Largo Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus", disse Dom Magnus Henrique Lopes durante a celebração.

Durante o processo de beatificação, a Igreja Católica inicialmente fez um levantamento da biografia do candidato, a fim de verificar se há algum fator que impede a beatificação. Feito isso, um documento de nome Nihil Obstat (nenhum impeditivo) foi emitido pela Igreja ao bispo, permitindo o seguimento do processo.

Depois foi constituído um tribunal eclesiástico diocesano que constata toda a vida do Servo de Deus. Os documentos, então, são encaminhados para o Vaticano para iniciar-se a fase romana, como repercutido pelo G1. O processo de beatificação de Padre Cícero teve início depois de uma carta do bispo Dom Magnus Henrique Lopesentregue ao Papa.

Rompido com o Vaticano

A Igreja atendeu ao pedido de reconciliação do padre em 2015. Ele, que faleceu em 1934, havia rompido com o Vaticano após o polêmico caso do "milagre na hóstia", o qual, propaga a crença de que uma hóstia virou sangue na boca de uma fiel. 

Todos os anos, o "santo popular" atrai milhões de fiéis de Juazeiro do Norte nas romarias em sua homenagem.