Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fotografia

Protagonista de famosa foto do beijo em Paris morre aos 93 anos

A imagem, captada por Robert Doisneau e protagonizada por Françoise Bornet, que faleceu no último mês, recebeu o nome de 'O beijo no Hôtel de Ville'

Redação Publicado em 03/01/2024, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução da fotografia 'O beijo no Hôtel de Ville' - Reprodução/Robert Doisneau
Reprodução da fotografia 'O beijo no Hôtel de Ville' - Reprodução/Robert Doisneau

No último dia 25, Françoise Bornet, protagonista de um dos beijos mais icônicos da história da fotografia, faleceu aos 93 anos. Embora seu nome seja pouco conhecido, a imagem capturada por Robert Doisneau a imortalizou como um símbolo do amor em Paris, sendo reproduzida inúmeras vezes ao longo dos anos.

'O beijo no Hôtel de Ville’, de 1950, apresenta Bornet e seu então namorado, Jacques Carteaud, se beijando em uma rua movimentada. Na época do registro, eles estudavam teatro e foram avistados pelo fotógrafo em um café parisiense. Já Doisneau tinha sido contratado pela revista americana Life para captar imagens que representassem o amor presente na capital francesa. 

Conforme repercutiu o jornal O Globo, após ter sido publicada, a imagem ficou esquecida por 30 anos, até que na década de 1980 foi reproduzida em série e transformada em cartões postais, canecas, cartazes calendários e até mesmo jogos de cama. 

Em 1988, quando a imagem estampou a capa da revista francesa Télérama, uma série de casais franceses foram à Justiça cobrar direitos de imagem, alegando serem o casal da fotografia. Todos os casos foram arquivados quando Doisneau garantiu que os amantes eram Françoise Bornet, naquela época Françoise Delbart, e Jacques Carteaud, de 20 e 23 anos respectivamente. 

O beijo

Anos depois, em uma entrevista concedida à TV francesa, Bornet explicou como a imagem foi captada: 

Ele disse: ‘Eu sou Robert Doisneau, acho vocês dois charmosos e me perguntei se aceitariam se beijar novamente na frente da minha câmera’”, explicou a francesa. 

Doisneau então os levou para diferentes locais de Paris, como a rua de Rivoli, a Place de la Concorde e o Hôtel de Ville, onde o beijo foi fotografado. O romance do casal perdurou por nove meses. Bornet manteve a carreira de atriz e se casou com outro homem, enquanto Carteaud passou a produzir vinhos e faleceu anos atrás. 

Em 2023, durante uma conversa com o jornal La Dépêche d’Évreux, ela relembrou o encontro com o fotógrafo: “Eu estava com meu namorado. Não conseguíamos parar de nos beijar. Estávamos nos beijando em todos os lugares, o tempo todo. Robert Doisneau estava no bar e nos pediu para posar para ele.”

Em abril de 2005, ela realizou um leilão de uma impressão da foto, assinada e carimbada pelo fotógrafo. Um colecionador suíço adquiriu a imagem por € 155 mil (aproximadamente R$ 834 mil).