Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Quadro que inspirou o clássico 'O Exorcista' é leiloado por valor recorde

'L'empire des lumieres' se tornou a obra de René Magritte de maior preço arrematado

Redação Publicado em 08/03/2022, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura 'L'empire des lumieres' em quadro - Divulgação / YouTube / Sotheby's
Pintura 'L'empire des lumieres' em quadro - Divulgação / YouTube / Sotheby's

A obra "L'Empire des Lumières" ("O Império das Luzes", em português), feita pelo pintor belga René Magritte em 1954, foi arrematada por valor recorde na última quarta-feira, 2; ela foi adquirida por £ 59,4 milhões (aproximadamente R$ 407 milhões na cotação atual), sendo o maior valor para uma peça do importante pintor surrealista do século 20.

O leilão foi intermediado pela famosa casa especializada em artigos de colecionador Sotherby’s, em Londres, superando a venda anterior da obra "O Princípio do Prazer", cujo arremate final atingiu R$ 135 milhões, como informou o portal Yahoo Notícias. Contudo, a detentora do recorde mais recente possui um pano de fundo ainda mais curioso.

Representando uma casa na cidade de Bruxelas, o tom assombrado pela iluminação da fachada à noite, feito por apenas por uma lamparina, dá o tom de mistério da obra. Tal cenário serviu de inspiração para o diretor William Friedkin, que reproduziu a cena em “O Exorcista”, de 1973, tanto no pôster do filme quanto na obra, quando o padre chega na casa da garota possuída.

Apesar de dar a impressão de ser um quadro noturno, o céu apresenta claridade e nuvens na obra, podendo indicar que se passa durante o dia. Tal dúvida é abordada com prestigio pela casa de leilões, que classifica a referência como um marco: "Esta é sem dúvida o [quadro] mais cinematográfico de toda a obra de Magritte".