Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia x Ucrânia

Quanto custou a invasão russa para a Ucrânia até agora?

Funcionário do governo ucraniano divulgou recentemente que os gastos já são 5 vezes o PIB anual do país

Redação Publicado em 22/09/2022, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de protesto na Alemanha pedindo pelo fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia - Getty Images
Fotografia de protesto na Alemanha pedindo pelo fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia - Getty Images

Durante uma conferência em Berlim, na Alemanha, o conselheiro econômico do governo da Ucrânia, Oleg Ustenko, revelou o quanto ele estima que tenha custado para o seu país a guerra iniciada pela Rússia. 

O conflito militar começou em 24 de fevereiro, há quase sete meses, e, além do dinheiro que precisou ser injetado no exército ucraniano para o combate das tropas russas, existe ainda o imenso prejuízo causado pelos destrutivos mísseis disparados pelo Kremlin. 

Nos primeiros dias da agressão, os russos destruíram 100 bilhões de dólares de nossos ativos (...) Este valor agora é muito maior. Estamos falando de custos diretos e indiretos que se aproximam atualmente de um trilhão de dólares", explicou Ustenko, segundo divulgado pela AFP. 

Um trilhão de dólares, que é o equivalente a mais de 5 trilhões de reais, corresponde a cinco vezes o valor do PIB (Produto Interno Bruto) anual produzido pela Ucrânia. O impacto econômico da guerra, assim, é devastador. 

Ainda de acordo com o especialista, a previsão para 2022 é de que a nação tenha um declínio entre 35% e 40% de seu PIB, uma vez que suas atividades comerciais também foram paralisadas em muitos locais devido à invasão do país inimigo. 

Não é possível prever quando o confronto vai chegar ao fim, e, enquanto isso, a situação ucraniana prossegue piorando. Ustenko estima que o déficit orçamentário esteja aumentando cerca de 5 bilhões de dólares a cada mês, também conforme a AFP. 

Ajuda internacional 

A Ucrânia vem recorrendo a seus aliados internacionais em busca de auxílio militar e financeiro, e é relevante enfatizar que esse cenário persistirá após o fim da guerra, uma vez que o país precisará ser reconstruído.

No início deste mês de setembro, o Banco Mundial havia estimado que esse processo poderia custar por volta de 350 bilhões de dólares. Os números finais, todavia, provavelmente serão muito mais altos, dado que esse cálculo já está ultrapassado frente aos prejuízos que ocorreram desde então.