Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Queda de Boeing na China ainda é “nebuloso”, diz mídia estatal

Aeronave baixou cerca de 6.000 metros em pouco mais de dois minutos; imagens impressionam

Fabio Previdelli Publicado em 22/03/2022, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento da queda do avião - Divulgação/YouTube/Diário do Nordeste
Momento da queda do avião - Divulgação/YouTube/Diário do Nordeste

Um dia após a queda do Boeing 737-800, que levava 133 passageiros a bordo, na região sudeste da China, equipes de resgate ainda trabalham com a esperança de encontrarem sobreviventes ou quaisquer elementos que possam ajudar a entender o que causou o acidente. 

Até o momento, nenhum tripulante ou passageiro foi encontrado com vida. Em meio a chuva e a lama que cometem a região, a equipe de bombeiros encontraram apenas pedaços da aeronave incinerados — que pegaram fogo por conta do choque com o solo. 

Segundo informou a equipe do site do Aventuras na História, sabe-se que o avião caiu por volta das 13 horas no horário local (às 02h da manhã de Brasília). O voo MU5735 partiu da cidade de Kunming e tinha como destino Guangzhou, mas acabou fazendo uma misteriosa descida vertical em Guanxi, uma região montanhosa no sul do país. 

A altitude da aeronave baixou cerca de 6.000 metros em pouco mais de 120 segundos, aponta o G1. A queda sinuosa intriga especialistas. Relatos de moradores locais com a equipe de resgate dão conta que um barulho muito forte foi ouvido quando o avião ainda estava em queda. Logo em seguida, dois estrondos ecoaram. 

As testemunhas também apontam que pedaços da aeronave se desintegraram no ar. Ainda não se tem informação se a caixa preta do Boeing 737-800 foi encontrada. O acesso ao local da queda foi restrito e o presidente chinês Xi Jinping pediu para que uma investigação mais minuciosa sobre o que causou a queda seja feita o mais rápido possível. Segundo a mídia estatal, o caso ainda é “nebuloso”.

Sobre a queda

Um avião pertencente à companhia China Eastern Airlines caiu nesta segunda-feira, 21, na região sudoeste da China. O Boeing 737-800 levava 133 passageiros a bordo, mas o número de vítimas ainda é desconhecido, de acordo com a televisão estatal do país.

Conforme informaram funcionários do aeroporto à imprensa local, o voo MU5735 partiu da cidade de Kunming e tinha como destino Guangzhou, porém não conseguiu chegar ao local. O incidente se deu pouco depois das 13h (02h no horário de Brasília).

Segundo a agência de notícias AFP, equipes de resgate foram enviadas até a área do acidente, que fica em uma zona rural de Teng, em Guangxi, mas não há informações sobre as vítimas. 

Ainda é preciso investigar as causas da queda da aeronave e a China Eastern até o momento não divulgou qualquer nota sobre o incidente. O último grande acidente aéreo no país se deu em agosto de 2010, quando 42 pessoas morreram.