Notícias » Arqueologia

Rampa usada em antiga batalha é encontrada na cidade bíblica de Azekah

Construída por cananeus, a estrutura pode ter sido usada por tropas invasoras que tentavam dominar o assentamento israelita

Pamela Malva Publicado em 31/08/2020, às 11h55

Fotografia da antiga rampa usada nas batalhas em Azekah
Fotografia da antiga rampa usada nas batalhas em Azekah - Divulgação/Expedição Lautenschläger Azekah

Após cinco anos de escavações, uma equipe de arqueólogos encontrou vestígios do que pode ser uma antiga rampa da cidade bíblica de Azekah. Liderada pelo professor Oded Lipschits, a expedição começou em 2015, em um sítio arqueológico no sul de Israel.

Segundo o arqueólogo da Universidade de Tel Aviv, a rampa encontrada foi provavelmente construída pelos cananeus na cidade de Azekah. Cerca de mil anos mais tarde, contudo, com a chegada dos assírios, o local virou uma zona de batalha.

Ainda que a cidade bíblica seja mais conhecida como o cenário do duelo entre Davi e Golias, Azekah ainda foi o palco de um conflito sangrento. Nesse sentido, as tropas invasoras de Senaqueribe teriam usado a rampa encontrada pela equipe de Oded como uma forma de romper as defesas israelitas na cidade.

Arqueólogo ao lado da contra-rampa construída dentro de Azekah / Crédito: Divulgação/Expedição Lautenschläger Azekah

 

"Sabemos que Senaqueribe tomou Azekah com base na inscrição de Azekah e nas evidências arqueológicas de destruição", explicou o arqueólogo ao Haaretz. Restava saber, portanto, como os assírios de Senaqueribe conseguiram passar pela defesa.

"Não posso provar de forma conclusiva", lamenta o professor, "mas há algumas evidências para apoiar a ideia de que os assírios usaram a antiga fortificação [da rampa] como a espinha dorsal de sua rampa de cerco" durante o ataque.

Outro indício que corrobora para essa teoria é que, por dentro da antiga cidade de Azekah, a expedição ainda identificou outra rampa, provavelmente usada pelos israelitas como uma tentativa de defesa contra os assírrios. Era uma contra-rampa maciça que, no final, não defendeu Azekah como os soldados israelitas esperavam.