Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Américas

Ranking internacional tem picanha brasileira como 2º melhor prato das Américas

A lista do TasteAtlas tem um prato argentino no topo; Brasil ainda tem mais 9 pratos no top 50

Redação Publicado em 28/03/2023, às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de picanha, corte de carne que figurou em 2º lugar num ranking internacional de melhores pratos das Américas - Divulgação/Creative Commons
Foto de picanha, corte de carne que figurou em 2º lugar num ranking internacional de melhores pratos das Américas - Divulgação/Creative Commons

Uma avaliação dos 50 melhores pratos das Américas tem o Brasil em segundo lugar. A comida que está defendendo a culinária nacional próxima ao topo do ranking é a picanha brasileira, uma das paixões nacionais, o item mais famoso do churrasco tupiniquim.

O corte nobre de carne recebeu a nota 4,8, de 5 pontos possíveis, no ranking da enciclopédia gastronômica internacional TasteAtlas. Essa lista foi publicada e divulgada pelo guia culinário no último domingo, 26. 

Segundo o Nossa do UOL, o TasteAtlas descreveu a nossa picanha como um corte "fresco" da parte traseira do boi, próxima à capa de gordura. Mesmo assim, depois de assada na brasa, a carne retém uma quantia pequena e impressionante de tecido adiposo. O guia de viagens virtual ainda explicou a etimologia da palavra, que vem de "picana", um tipo de mastro usado por fazendeiros portugueses e espanhóis para guiar o gado.

Ranking

Em primeiro lugar, outra carne da América do Sul: o 'asado' da Argentina, que é como os hermanos chamam o churrasco deles. Fechando o pódio, com a medalha de bronze está o 'pan de bono' colombiano, que é, basicamente, o pão de queijo da Colômbia. Enquanto isso, o nosso quitute semelhante entrou no 10º lugar da lista.

O Brasil dominou um quinto da lista dos melhores pratos das Américas. Os outros quitutes brasileiros que entraram nos 50 primeiros incluem a nossa técnica de churrasco (6º), o pavê (21º), o bombocado (22º), a alcatra (24º), a coxinha (34º), o escondidinho (36º), a fraldinha (44º) e o vatapá (49º).

A coxinha já havia aparecido recentemente em outro ranking da TasteAtlas, ficando em 30º na lista de melhores comidas de rua do mundo. No ranking de melhores pratos das Américas, a Argentina pode ter conseguindo o ouro, mas só emplacou quatro receitas, no total. O país mais bem representado na lista é o México, com 18 colocações no ranking.

Confira a lista do TasteAtlas aqui: