Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tubarão

Rara tubarão fêmea grávida é encontrada morta nas Filipinas com 7 filhotes

A tubarão fêmea foi encontrada em Dipaculao, nas Filipinas, pela primeira vez depois de encalhar sem vida com os filhotes

Redação Publicado em 11/12/2023, às 07h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A tubarão fêmea encontrada nas Filipinas - Reprodução / Facebook / National Museum of the Philippines
A tubarão fêmea encontrada nas Filipinas - Reprodução / Facebook / National Museum of the Philippines

Em um feito inédito, pesquisadores registraram pela primeira vez uma fêmea grávida da rara espécie de tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios). O animal, medindo 5,6 metros de comprimento, foi encontrado encalhado e sem vida em Dipaculao, Aurora, nas Filipinas, em 14 de novembro, com sete filhotes a bordo.

O notável acontecimento foi divulgado pela Marine Wildlife Watch das Filipinas (MWWP) e pelo Museu Nacional do país asiático no Facebook, em 1º de dezembro. "A tubarão tinha 5,6 metros de comprimento e estava grávida de 7 filhotes", informou a publicação.

Os seis filhotes restantes foram transportados ao Museu Nacional das Filipinas para uma "examinação e processamento mais detalhados". A ação foi conduzida por Yaptinchay e Elson Aca, membros da MWWP e do Comitê Filipino da Lista Vermelha Aquática (PARLC), com apoio da equipe da Divisão de Zoologia do museu, voluntários da MWWP e da clínica animal Beterinaryo sa Fort.

Amostras dos tubarões-boca-grande, uma espécie descoberta em 1976 e a menor entre os tubarões filtradores, serão preservadas para futuras pesquisas e integrarão as coleções de referência do museu filipino, além de serem apresentadas em exposições futuras.

Ameaças do animal

Apesar de constar na categoria "menos preocupante" na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o tubarão-boca-grande enfrenta ameaças nas Filipinas, sendo frequentemente registrado em encalhes e capturas acidentais em redes de pesca, segundo a Galileu.

As Filipinas são um dos habitats mais importantes para o tubarão-boca-grande, classificando-se em segundo lugar globalmente, depois de Taiwan, com o maior número de registros para esta espécie", informou o museu. "Infelizmente, a maioria dos tubarão-boca-grande registrados nas Filipinas são de encalhe e captura acidental em redes de pesca, resultando na morte do animal".