Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Raro broche de Rômulo e Remo é encontrado em antigo edifício na Espanha

Os irmãos gêmeos Rômulo e Remo são muito importantes na mitologia ao representarem a fundação de Roma e do Império Romano em geral

Isabelly de Lima Publicado em 15/02/2024, às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Broche apresentando Rômulo e Remo sendo amamentados - Reprodução / Departamento de Cultura da Generalitat Valenciana
Broche apresentando Rômulo e Remo sendo amamentados - Reprodução / Departamento de Cultura da Generalitat Valenciana

O Departamento de Cultura da Generalitat Valenciana, da Espanha, revelou a descoberta de um broche de prata raro representando a lenda de Rômulo e Remo. Na mitologia romana, esses irmãos gêmeos desempenham um papel crucial na fundação de Roma e do Reino Romano.

Nascidos em Alba Longa, filhos de Rhea Silvia, os gêmeos foram abandonados à margem do rio Tibre por ordem do rei Amulius, que os via como uma ameaça ao seu poder. A história conta que foram amamentados por uma loba na caverna Lupercal e, ao crescerem, restauraram seu avô Numitor ao trono de Alba, após matar Amulius.

Após uma discussão, Rômulo matou Remo e fundou a cidade de Roma. O broche de prata, datado do século 2 d.C. e medindo 4 centímetros, retrata a loba amamentando os gêmeos, símbolo icônico da cidade desde o século 3 a.C.

Tesouro escondido

O arqueólogo Josep Carbó comentou sobre a peça: "É excepcional pela sua raridade e qualidade, sendo uma das poucas estudadas desse tipo".

Conforme relatado pelo Heritage Daily, o broche foi encontrado durante escavações de um antigo edifício público utilizado para serviços postais na era romana.