Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Recorde

Recorde de sobrevivência: O homem que viveu mais de 94 anos com bala na cabeça

Quando era criança, o homem sofreu um acidente com um rifle, mas o projétil da bala nunca foi retirado de sua cabeça; conheça o curioso caso!

Isabelly de Lima Publicado em 30/01/2024, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William Pace já idoso (esq.) e quando jovem (dir.) - Reprodução / Guinness World Records
William Pace já idoso (esq.) e quando jovem (dir.) - Reprodução / Guinness World Records

Em 1917, a vida de William Lawlis Pace, então com oito anos, mudou drasticamente durante uma inocente brincadeira de "faz de conta" na fazenda da família no Texas, EUA.

Seu irmão mais velho, Marvin, o atingiu acidentalmente com uma bala de rifle, marcando o início de uma incrível jornada que culminaria em um recorde mundial, conforme divulgado pelo Guinness World Records em 25 de janeiro.

O rifle, que os irmãos não sabiam que estava carregado, deixou Pace com o rosto desfigurado, surdez em uma orelha e quase cego em um olho. Surpreendentemente, a bala calibre 22 permaneceu alojada em sua cabeça por 94 anos e 175 dias, estabelecendo um recorde impressionante.

William Pace, o recordista com bala na cabeça - Reprodução / Guinness World Records

Embora os médicos temessem que a remoção da bala fosse arriscada demais, Pace viveu uma vida notável. Jogou beisebol na infância, frequentou a faculdade antes de abandoná-la para preservar a visão e, seguindo os passos de seu pai, tornou-se agricultor. Casou-se com Onetia, com quem compartilhou 71 anos de matrimônio, viajando pelo mundo e construindo uma família com filhos, netos e bisnetos.

Durante todo o tempo, ele não sentiu dor. Não perdeu a consciência. Eles decidiram que não podiam fazer nada por ele porque a bala estava muito perto do cérebro", disse Theron, filho de William, ao Wichita Falls' Times Record News em 2009.

Em 2006, o Guinness World Records oficializou o recorde, confirmando, por meio de raio-x, que a bala permanecia na parte de trás de sua cabeça. 

Surpresas da vida

O jornal The Modesto Bee perguntou ao idoso, em 2010, o que mais o surpreendeu em seus mais de 100 anos de vida e, segundo ele, foram as invenções tecnológicas: "As melhorias na vida. Quando nasci, não havia tratores, nem máquinas de ordenha".

Em 23 de abril de 2012, William Lawlis Pacefaleceu enquanto dormia em uma casa de repouso na Califórnia, aos 103 anos. Sua história única de resiliência e longevidade após o acidente o eternizou no Guinness World Records, segundo a Galileu.

Recorde anterior

Antes de Pace, Satoru Fushiki, do Japão, deteve o recorde, vivendo por 58 anos com uma bala na cabeça após um acidente aos 13 anos.

O raio-x do antigo recordista, Satoru Fushiki - Reprodução / Guinness World Records

A lesão resultou na hospitalização do jovem por um período de um mês, resultando em cegueira permanente em um dos olhos. O médico de Satoru aconselhou a remoção do globo ocular, uma vez que o projétil era de chumbo e poderia induzir envenenamento, potencialmente resultando em cegueira no olho restante.

Contudo, o rapaz hesitou em submeter-se ao procedimento e optou por buscar tratamento alternativo em outro hospital. Lá, um oftalmologista prescreveu penicilina, um antibiótico que estava sendo introduzido naquela época.