Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vaticano

Relatório aponta 128 suspeitas de lavagem de dinheiro no Vaticano em 2022

Relatório financeiro do Vaticano apontou 128 atividades suspeitas de lavagem de dinheiro, 24 a mais que no ano anterior

Redação Publicado em 10/05/2023, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Praça de São Pedro, no Vaticano, durante a missa inaugural do papa Francisco em 2013 - Jeff J Mitchell/Getty Images
Praça de São Pedro, no Vaticano, durante a missa inaugural do papa Francisco em 2013 - Jeff J Mitchell/Getty Images

Todo ano, a Autoridade de Supervisão e Informação Financeira (Asif) do Vaticano lança um relatório sobre a área financeira e econômica da cidade-estado da Igreja Católica. No documento que concerne a 2022, a Asif realizou 128 sinalizações de atividades suspeitas de lavagem de dinheiro, 24 a mais do que no ano anterior.

O documento, que foi divulgado nesta quarta-feira, 10, apontou que a maioria das notificações de atividades suspeitas vieram do Instituto de Obras da Religião (IOR), popularmente conhecido como Banco do Vaticano. 124 sinalizações estão relacionadas ao IOR, enquanto duas chegaram por meio de "autoridades vaticanas", uma de um órgão que não tem objetivo de lucro e uma relacionada a "outros sujeitos", segundo o relatório.

O UOL noticiou que, até agora, 19 dessas denúncias de suspeita de lavagem de dinheiro foram enviadas para o Escritório do Promotor de Justiça do Estado do Vaticano. Cinco suspensões já foram aplicadas, com multas somando um total de 829 mil €. 

Relatório da Asif

Segundo o relatório da Autoridade de Supervisão e Informação Financeira do Vaticano de 2022, as notificações de suspeitas de lavagem de dinheiro são de "melhor qualidade" do que as que foram enviadas anteriormente. Isso acontece, de acordo com a Asif, porque as medidas preventivas do Instituto de Obras e Religião tem se intensificado e o sistema para sinalizar esses problemas foi normalizado e estabilizado.

A organização que realiza esse relatório todo ano, a Asif, foi criada em 2010 pelo papa Bento XVI, e tem como objetivos principais combater a lavagem de dinheiro no Vaticano e o financiamento do terrorismo.