Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Igreja Católica

Relíquia da manjedoura de Jesus Cristo é devolvida a Belém

O artefato foi enviado para a cidade sagrada como um presente do Papa Francisco

Caio Tortamano Publicado em 01/12/2019, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmento da possível manjedoura de Jesus Cristo - Getty Images
Fragmento da possível manjedoura de Jesus Cristo - Getty Images

O Papa Francisco ordenou que uma relíquia de Jesus Cristo fosse devolvida a Belém depois de ter passado mais de 1.000 anos na Europa. Trata-se de um pedaço de madeira que se acredita ter feito parte da manjedoura em que Jesus foi colocado após seu nascimento.

O artefato estava na Basílica de Santa Maria Maggiore, na capital italiana, desde o século 7. O Vaticano declarou que o retorno da relíquia é um presente de Papa Francisco. De acordo com agências de notícias palestinas, o retorno do pedaço foi motivado por um pedido do presidente da Palestina Mahmoud Abbas, durante uma recente visita ao líder máximo da Igreja.

O pedaço de madeira foi exposto brevemente em Jerusalém antes de continuar seu caminho até Belém, coincidindo justamente com o início das comemorações de natal.

Vale destacar que essa não foi a única relíquia devolvida pelo Papa em 2019. No começo de 2019, fragmentos de ossos de São Pedro foram entregues ao líder da Igreja Ortodoxa do Oriente. De acordo com o argentino, a mudança visava aproximar as duas Igrejas.