Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Restos mortais de piloto americano da 2ª Guerra são encontrados 8 décadas depois

Piloto estadunidense foi atingido por projétil alemão e teve seus restos mortais encontrados só agora, quase 80 anos depois

Redação Publicado em 23/03/2023, às 17h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avião Consolidated B-24 Liberator, do Exército dos Estados Unidos, que era o modelo em que William B. Montgomery morreu - John Tewell/Flickr
Avião Consolidated B-24 Liberator, do Exército dos Estados Unidos, que era o modelo em que William B. Montgomery morreu - John Tewell/Flickr

O piloto e tenente William B. Montgomery, de 24 anos, estava, em 22 de junho de 1944, junto de seus companheiros do Exército dos Estados Unidos voltando de Paris para a base aliada na Inglaterra quando foi atingido por um explosivo alemão que rasgou o metal do avião e acabou levando à morte do militar. Agora, quase 80 anos depois, seus restos mortais foram identificados.

Ele manteve o avião voando para que os soldados que o acompanhavam pudessem saltar de paraquedas. Sete de seus colegas fizeram isso e sobreviveram. Porém, segundo o Estado de S. Paulo, o tenente Montgomery e outros dois ficaram no avião, que acabou caindo em uma fazenda e abrindo uma cratera. Partes da aeronave e os restos mortais de seus tripulantes foram enterrados a cerca de seis metros de profundidade.

Montgomery e os dois soldados que continuaram no avião com ele foram incluídos na conta de mortos da Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento da história, e tiveram seus restos mortais classificados por especialistas como "irrecuperáveis". Até agora. Uma agência do Departamento de Defesa dos EUA conseguiu identificar os restos mortais do tenente, e ele finalmente será sepultado.

Sepultamento

O piloto e tenente William B. Montgomery será sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Um sobrinho de 76 anos, que recebeu o nome do tio quando nasceu, vai participar da cerimônia, e diz que chegou a "derramar lágrimas" ao descobrir que os restos de seu parente haviam sido recuperados.

Andy Saunders, um escritor britânico e interessado em aviação, passou anos tentando descobrir onde se encontravam os restos mortais de William. Em 1974, investigando a perda de uma aeronave em uma cidade próxima ao Canal da Mancha, um trabalhador de uma fazenda contou ao autor que, durante a 2ª Guerra, ele encontrou uma pulseira com o nome "Montgomery", que foi entregue às autoridades.

Assim, ele ficou sabendo do acidente e começou a investigar, descobrindo os nomes dos outros dois soldados vitimados, John C. CrowtherJohn Holoka Jr. Em 2019 e 2021, o Departamento de Defesa finalmente realizou investigações na área e conseguiu encontrar alguns restos de Montgomery, como o anel de fraternidade universitária que ele sempre usava.