Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Revelado dinossauro que teria sido o mais longo que já existiu

O impressionante animal teria vivido há 150 milhões de anos, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 17/11/2021, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dinossauro encontrado pode ter sido o mais longo que já existiu - Divulgação / Twitter / @Fossilcrates
Dinossauro encontrado pode ter sido o mais longo que já existiu - Divulgação / Twitter / @Fossilcrates

Um espécime de Supersaurus, que viveu há 150 milhões de anos no território dos EUA, pode retirar o título de um Diplodocus como dinossauro mais comprido que já existiu no planeta. Segundo especialistas, enquanto o atual recordista tinha 33 metros de comprimento, os restos do gigante recentemente descoberto media 39 metros.

A constatação foi anunciada na Conferência Anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, realizada no último dia 5. No entanto, ainda não há qualquer estudo sobre o tema publicado em revistas científicas.

Conforme informou o paleontólogo do Museu de História Natural do Arizona, Brian Curtice, ao Live Science, o Supersaurus sempre foi tido como um dos dinossauros mais longos da história.

A novidade então seria que, desta vez, o estudo foi "baseado em um esqueleto decente",  já que anteriormente foram encontrados apenas ossos fragmentados, o que dificultava o processo de medição. Hoje, estima-se que a espécie poderia chegar a 42 metros de comprimento, do focinho à cauda.

Segundo informações do UOL, o Supersaurus foi descoberto no ano de 1972, no sítio Dry Mesa Dinosaur Quarry, no estado norte-americano do Colorado. Contudo, à época, acreditava-se que se tratava de ossos de Ultrasauros e Dystylosaurus.

Agora, porém, sabemos que as amostras faziam parte do esqueleto de um único Supersaurus, um gigante que tinha um enorme pescoço de mais de 15 metros e cauda de passava de 18 metros.