Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-História

Rochas pré-históricas gravadas com inúmeros desenhos são encontradas no Irã

Várias das pedras possuem representações de cabras e círculos que parecem olhos humanos

Isabela Barreiros Publicado em 27/04/2020, às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas das rochas encontradas no Irã - Divulgação
Algumas das rochas encontradas no Irã - Divulgação

Durante escavações realizadas na vila Tall Chegah-e Sofla, localizada na província de Khuzistão, no Irã, arqueólogos da Universidade de Chicago, dos Estados Unidos, se depararam com várias rochas cônicas que contém inúmeras gravuras.

Principalmente por estarem sobrepostas umas às outras, o líder da equipe, o pesquisador Hans Nielsen, sugere que "os pedaços de pedras foram deliberadamente colocados um em cima do outro". Segundo o arqueólogo, a disposição dessas pedras também é peculiar: “as pedras são dispostas em duas fileiras na forma de um retângulo.

Crédito: Divulgação

"Há argamassa entre as rochas e os [pedaços] da linha superior estão menos danificados do que os da linha inferior”, explica Nielsen. "A maioria das rochas na fileira mais baixa está quebrada, pois não estavam apenas sob muita pressão, mas eram feitas de arenito", continua.

O mais interessante do achado, porém, são as representações gravadas nas rochas. Muitas delas contêm a imagem de carneiros, além de outras que mostram círculos que parecem com olhos humanos e, ainda, desenhos que ilustram as próprias pessoas. Algumas das pedras encontradas não possuem esses detalhes.