Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

Rungholt: ‘Atlântica’ alemã é encontrada após 660 anos

Lendária cidade de Rungholt é encontrada 660 anos depois de submergir durante uma forte tempestade

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 06/06/2023, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rungholt sendo desenterrada por pesquisadores - Divulgação
Rungholt sendo desenterrada por pesquisadores - Divulgação

Por mais de meio século, acadêmicos questionaram se a cidade alemã de Rungholt era somente mais um assentamento mítico e fictício muito parecido com o reino perdido de Atlântida.

Mas para a surpresa de muitos, agora, pesquisadores encontraram um porto comercial medieval que realmente existiu após localizarem os restos da igreja principal sob o Mar do Norte. Para isso, especialistas usaram técnicas magnéticas para acharem lodaçais no norte da Frísia, região histórica na costa norte do país; próximo da fronteira com a Dinamarca.

A descoberta acontece mais de 660 depois que a cidade submergiu, em 1362, após uma tempestade atingir a região. Por conta do 'sumiço' de Rungholt, a cidade acabou se tornando uma lenda.

+ Verdadeira Atlântida: A região submersa de Doggerland

O Daily Mail aponta que, segundo alguns cristãos, a cidade recebeu o clima destrutivo como uma forma punitiva de Deus, que não ficou feliz com seus habitantes pecadores. A tempestade acabou matando milhares de locais.

A descoberta

O achado de Rungholt foi anunciado por especialistas da Universidade de Kiel, da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, do Centro de Arqueologia Báltica e Escandinava e do Departamento de Arqueologia do Estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha.

Ao MailOnline a equipe explicou que a descoberta da igreja aconteceu há cerca de quatro semanas e, portanto, ainda não houve tempo para o achado ser publicado em um jornal de pesquisa. Entretanto, não está claro qual o estado de preservação da igreja.

A descoberta, portanto, junta-se às fileiras das grandes igrejas da Frísia do Norte", disse o Dr. Bente Sven Majchczack, arqueólogo da Universidade de Kiel.

Embora Rungholt tenha ficado conhecida por sua 'destruição miticamente exagerada' devido uma tempestade, há muito se debatia que a cidade não era apenas uma lenda local — embora muitos tenham a classificado como semelhante à Atlântida, chamando-a de 'Atlântida do Mar do Norte'.

Segundo estudos, Rungholt era uma cidade rica devido ao seu status portuário, o que provavelmente facilitava o comércio e as conexões com o exterior. Mas lendas locais apontam que a grande riqueza trouxe orgulho e superficialidade ao povo local, que passou a viver uma vida de pecados.

O Daily Mail aponta que dizem que até mesmo um grupo de moradores chegou a embebedar um porco antes de forçar um padre a dar-lhe os últimos ritos. Por tamanha vaidade e arrogância, Deus teria decidido punir a região. A única verdade que se sabe, porém, é que Rungholt deixou de ser apenas um mito.