Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rússia pretende construir própria estação espacial até 2030

Segundo chefe da agência espacial russa, a Roscosmos, o país de Putin deve ter estação espacial própria em órbita até 2030

Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, e a Estação Espacial Internacional (ISS) - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons
Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, e a Estação Espacial Internacional (ISS) - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons

Nesta terça-feira, 2, a agência espacial russa (Roscosmos) informou que a Rússia pretende, até 2030, criar o núcleo de quatro módulos do que será sua nova e própria estação espacial orbital.

O anúncio foi feito junto de um cronograma assinado pelo chefe da Roscosmos, Yuri Borisov, com os diretores das 19 empresas envolvidas no grande projeto.

Segundo a nota, um módulo científico e energético inicial deve ser lançado em 2027 e, até 2030, mais três módulos seriam adicionados. Posteriormente, entre 2031 e 2033, planejam ainda adicionar mais dois módulos.

Com a nova estação espacial, a Rússia pretende "resolver problemas de desenvolvimento científico e tecnológico, economia nacional e segurança nacional que não estão disponíveis no segmento russo da ISS devido a limitações tecnológicas e aos termos de acordos internacionais", segundo comunicado da Roscosmos.

Rússia no espaço

Até recentemente, a Rússia mantinha parceria com os Estados Unidos e outros países na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), sendo esta uma das poucas áreas em que as duas nações ainda colaboram, mesmo depois da invasão à Ucrânia. Vale mencionar que, segundo a BBC, a ISS seguirá funcionando até 2030, quando retornará à Terra, caindo no Oceano Pacífico, no início de 2031.

Logo, com o fim da vida operacional da ISS se aproximando, já em 2022 a Rússia anunciou que pretendia abandonar o projeto para construir sua própria estação espacial. Inicialmente, Moscou abandonaria a ISS no fim deste ano, mas no ano passado anunciou que estenderia sua participação até 2028.

Um detalhe sobre a Rússia em sua corrida espacial é que ela é uma nação bastante orgulhosa de seu programa espacial desde a Guerra Fria. Nesta época, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se a primeira pessoa a viajar para o espaço, feito este que ocorreu em 1961.

+ Há 59 anos, era iniciada a perigosa aventura do soviético Yuri Gagarin no espaço

No entanto, nos últimos anos, Moscou vem lidando com uma série de frustrações, incluindo o fracasso de sua primeira missão lunar em 47 anos. Ocorrida no ano passado, a ocasião virou notícia depois que uma espaçonave russa saiu de controle e bateu na superfície da Lua.