Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Prigozhin

Rússia também considera 'atrocidade deliberada' em morte de Prigozhin

Rússia disse que considera 'diferentes versões' ao investigar a morte de Prigozhin

Redação Publicado em 30/08/2023, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yevgeny Prigozhin - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Times and The Sunday Times
Yevgeny Prigozhin - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Times and The Sunday Times

Enquanto investiga a queda de avião que matou Yevgeny Prigozhin, o Kremlin disse que considerar diferentes versões sobre o que pode ter resultado na tragédia aérea. Pela primeira vez, o Kremlin admitiu considerar uma 'atrocidade deliberada'.

Prigozhin, líder do Grupo mercenário Wagner, morreu durante uma queda de avião ocorrida em Moscou. O episódio resultou na morte de 10 pessoas que estavam no avião no dia 23 de agosto.

A morte do líder ocorreu dois meses após o motim do grupo mercenário contra Putin, o que chama atenção em meio a Guerra da Ucrânia.

É óbvio que diferentes versões estão sendo consideradas, incluindo a versão — vocês sabem do que estamos falando — digamos, uma atrocidade deliberada", disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, segundo repercutido pela Reuters.

O que disse Putin 

De acordo com relatos de quem testemunhou a tragédia, foi possível ouvir um estrondo seguido da queda do jato. Durante um pronunciamento transmitido pela televisão, Putin lamentou a morte do líder mercenário. 

“(Prigozhin) era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários – tanto para si como no momento em que lhe pedi, pela causa comum, como nestes últimos meses", afirmou Putin.

Prigozhin havia visitado a África Ocidental em seus últimos dias de vida e que analistas do Ocidente estiveram em alerta sobre a possibilidade do mercenário pensar em expandir a influência para além da Rússia. A suspeita era que um dos possíveis alvos da expansão fosse o Níger, país que lidou com um recente golpe de Estado.