Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Sapo hospedando cogumelo é encontrado na Índia e intriga cientistas

Anfíbio da espécie Hylarana intermedia estava aparentemente saudável e intrigou comunidade científica ao apresentar cogumelo crescendo no lado esquerdo do corpo; confira!

Éric Moreira Publicado em 22/02/2024, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do sapo com cogumelo crescendo em si - Divulgação/Lohit Y.T.
Imagens do sapo com cogumelo crescendo em si - Divulgação/Lohit Y.T.

Em um caso inédito, um pesquisador indiano registrou recentemente uma descoberta que espantou a comunidade científica: um sapo vivo que hospedava um pequeno cogumelo. O animal foi avistado durante uma expedição nos montes Kudremukh, na Índia.

A descoberta foi feita por Lohit Y.T., um especialista em rios e pântanos da World Wide Fund for Nature (WWP) — organização não-governamental internacional que trabalha na área de preservação da natureza e redução do impacto humano no ambiente — e mais um outro colega, em 19 de junho de 2023. O caso, no entanto, só foi relatado recentemente, em artigo publicado em 28 de janeiro na revista Reptiles and Amphibians.

+ Sapo fossilizado com ovos que viveu junto dos dinossauros é encontrado na China

Segundo a WWF Índia em publicação no dia 13 de fevereiro no X (antigo Twitter), o pequeno animal "deixou especialistas ao redor do mundo perplexos." "Lohit Y.T., um especialista em rios e áreas úmidas do WWF-Índia, e Chinmay C. Maliye se depararam com um fenômeno sem precedentes: um sapo hospedando um cogumelo", descreve.

Vale mencionar também que, de acordo com a Revista Galileu, a expedição em que ocorreu a descoberta tinha como objetivo encontrar répteis e anfíbios nas colinas dos montes Kudremukh. Foi durante as buscas que a equipe se deparou com um grupo de cerca de 40 indivíduos do anfíbio Hylarana intermedia, que possui o tamanho aproximado de um polegar.

Porém, um indivíduo em específico chamou atenção por apresentar um cogumelo crescendo em sua pele, próximo à sua perna esquerda. O animal estava vivo e se movimentando sem problemas, não apresentando qualquer lesão visível em seu corpo.

Sapo Hylarana intermedia com cogumelo crescendo em um de seus lados / Crédito: Divulgação/Lohit Y.T.

Como aconteceu?

Aparentando estar saudável, o pequeno sapo não foi coletado para estudos. No entanto, é importante mencionar que não se sabe se o fungo cresceu dentro do organismo do animal, ou apenas na superfície de sua pele, o que seria crucial para dar mais detalhes sobre sua saúde.

Já sobre o cogumelo, micologistas supões que se trate de um exemplar do gênero Mycena, geralmente associado a nutrientes encontrados em material orgânico morto ou em decomposição.

+ The Last of Us? Médicos estadunidenses alertam sobre fungo comedor de carne

Entre cientistas, foi levantada a teoria de que o fungo cresceu no corpo do animal depois de ele ter contraído alguma infecção ou apresentado alguma ferida, possivelmente, o que criaria um pequeno ambiente onde o cogumelo poderia prosperar.