Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

“Se preparem para o pior”, diz executiva dos Estados Unidos sobre furacão Laura

O furacão se aproximando da costa norte-americana pode chegar à categoria 4 nesta quarta-feira

Ingredi Brunato Publicado em 26/08/2020, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um furação de categoria 4. - Wikimedia Commons
Imagem ilustrativa de um furação de categoria 4. - Wikimedia Commons

Nessa manhã, 26, o furacão Laura atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até o 5. Em seu último registro, a tempestade possuía ventos contínuos de 185 quilômetros por hora, no entanto a tendência é dessa velocidade aumentar. 

Segundo Centro Nacional de Furacões (NHC), o furacão deverá continuar ganhando força durante sua rota de colisão em direção aos estados norte-americanos do Texas e Louisiana, chegando à perigosa categoria 4. 

Cerca de 600 mil moradores da região que será atingida receberam do governo uma ordem de evacuação obrigatória. Ainda de acordo com o boletim publicado pelo NHC, o aumento da maré por conta da tempestade pode fazer com que a água invada a litoral em até 48 quilômetros. 

"Vocês só têm algumas horas para se preparar e sair antes do #FuracãoLaura. Onde quer que estejam ao meio-dia, é aí que terão que aguentar a tempestade. Sejam espertos e fiquem seguros", aconselhou o governador de Louisiana, John Edwards, em sua conta do Twitter na manhã desta quarta-feira.

Ainda que a tempestade vá perder a velocidade quando alcançar a costa, as previsões meteorológicas incluem possíveis tornados, inundações com o potencial de submergir as praias litorâneas, e um desfecho de danos catastróficos. 

"Esta tempestade certamente pode causar uma devastação inédita. Realmente temos que dizer: preparem-se para o pior", afirmou Lina Hidalgo, a principal executiva do condado de Harris, no Texas, em coletiva de imprensa.