Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Seca intensa na Itália faz surgir praia rochosa em meio a lago

Faixa do fundo do maior lago da Itália revelou a estrutura natural escondida sob às águas

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 16/08/2022, às 16h52 - Atualizado em 20/08/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Praia rochosa formada no lago Garda, devido as intensas secas na Itália - Divulgação / Vídeo / G1
Praia rochosa formada no lago Garda, devido as intensas secas na Itália - Divulgação / Vídeo / G1

O Lago de Garda — conhecido também só como lago Garda ou Benaco — é o maior lago da Itália, localizado no norte do país, e se estende por uma área de cerca de 370 quilômetros quadrados — além de possuir cinco ilhas em seu interior.

A grande bacia também serve como ponto turístico mas, apesar de estar chamando atenção e atraindo muitos novos viajantes, sua situação atual denota um grande problema que vem assolando parte da Europa: as secas intensas. Em vídeo da Reuters para o g1, é possível observar a formação de uma espécie de praia rochosa, devido ao baixo nível das águas.

Há muito menos água, então você pode ver as pedras. No passado, às vezes a água praticamente submergia todas as pedras'', disse a turista Barbara Bazzoli, que estava visitando o local.
Vista aérea da 'orla' da praia rochosa formada em torno de ilha do Lago de Garda
Vista aérea da 'orla' da praia rochosa formada em torno de ilha do Lago de Garda / Reprodução/Vídeo/g1

A turista acrescentou que há cerca de "20 a 25 metros de pedras descobertas". "Isso não acontece há anos, pelo menos eu, nos anos em que estive aqui, nunca vi um espetáculo assim", disse Bazzoli.

Preocupação

As rochas que antes ficavam no fundo do lago, que agora podem ser vistas em torno de uma ilha de forma parecida a uma praia, surgiu devido ao baixo nível de água do reservatório — problema esse cansado pela falta de chuvas e uso do bem existente na bacia para a irrigação de campos agrícolas ao longo do verão.

Além disso, o governo italiano já havia declarado estado de emergência, em julho, para diversas áreas localizadas ao redor do Rio Pó — o mais longo do país, com cerca de 652 quilômetros de extensão. Ele é também responsável por abastecer cerca de um terço da produção agrícola da Itália, e sofre sua pior seca em cerca de 70 anos.

Estou preocupada porque acho que levará pelo menos alguns anos para voltar ao normal depois da situação deste ano. Na minha opinião, teria que chover muito por alguns anos para resolver a situação", finalizou Barbara Bazzoli, sobre a preocupante seca na Itália.

O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.