Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

Seleção brasileira leva 30kg de farinha de mandioca para Copa do Mundo

Ingrediente não está na lista de itens fornecidos pelo país sede, que possui regras em relação ao transporte de mantimentos

Redação Publicado em 11/11/2022, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem ilustrativa de farinha de mandioca e seleção brasileira - Imagem ilustrativa de PixaBay/CBF Divulgação
Montagem ilustrativa de farinha de mandioca e seleção brasileira - Imagem ilustrativa de PixaBay/CBF Divulgação

Os preparativos finais para a Copa do Mundo do Qatar já começaram, incluindo a montagem da lista de ingredientes indispensáveis para a cozinha da seleção brasileira. A comissão enviará para o Qatar um total de 30 Kg de farinha de mandioca, além de temperos.

O setor de logística do time conversou com a administração do hotel em que a delegação ficará hospedada, em Doha, e enviou um cardápio para verificar a disponibilidade dos ingredientes que seriam fornecidos com facilidade no país. A maioria da demanda será suprida no país sede, porém, mantimentos tradicionais como a farinha foi um dos poucos não garantidos pelo hotel.

Os itens embarcam amanhã, 12, para a Itália, onde parte da comissão inicia os preparativos técnicos antes de viajarem oficialmente para o mundial de clubes. 

Regras

Apesar da farinha de mandioca e dos temperos, a seleção não pode levar qualquer item. As regras do Qatar impedem o transporte de bebidas alcoólicas e carne de porco, uma vez que ambos estão relacionados com a doutrina do islamisno. 

Em questão do consumo de proteínas, o país libera opções como frango, peixe e carne bovina. 

O cardápio é montado pela médica nutróloga Andréia Picanço, única mulher da delegação de 74 pessoas, e é baseado em cinco refeições principais, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Já o preparo é liderado pelo chefJaime Maciel, responsável pelas refeições da equipe desde 1995.