Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Racismo

Seu Jorge sofre ataques racistas durante show em Porto Alegre

Durante apresentação em Porto Alegre, pessoas imitaram macacos e Seu Jorge foi insultado

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 17/10/2022, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu Jorge durante uma apresentação em 2019 - Getty Images
Seu Jorge durante uma apresentação em 2019 - Getty Images

O músico Seu Jorge — conhecido mundialmente não só pela sua carreira musical, como também no cinema — veio a ser, na noite da última sexta-feira, 14, mais uma vítima de comentários e ataques racistas. Durante um show no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, xingamentos e pessoas imitando macacos puderam ser ouvidos na platéia.

O caso repercutiu depois de denúncias publicadas em redes sociais por pessoas que presenciaram o evento. De acordo com os depoimentos, os ataques iniciaram depois do artista se posicionar contrário à redução da maioridade penal e em defesa de jovens negros em comunidades pobres.

Segundo as publicações, Seu Jorge convidou, durante a apresentação, um jovem negro para subir no palco e tocar cavaco.

Os ataques foram motivados somente pelo posicionamento do artista sobre redução de maioridade penal e os assassinatos de jovens negros de comunidades pobres, e incluíam gritos de "vagabundo" e "safado", além de "mito! Mito!", em referência ao atual presidente, Jair Bolsonaro, e outras imitações de macacos. Ainda assim, o músico voltou ao palco para encerrar o show.

Grêmio Náutico União

Em nota, Paulo José Kolberg Bing, presidente do Grêmio Náutico União, informou que a associação repudia "qualquer ato de discriminação" e que uma investigação interna foi aberta para investigação do caso, como informado pela Splash, do UOL.

O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação", escreveu Kolberg.

O show de Seu Jorge foi contratado para um evento especial de reinauguração do Salão União, localizado na sede do Grêmio Náutico União do Alto Petrópolis, em Porto Alegre.

Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho", finaliza a nota.