Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / América Latina

Sobreviventes da ditadura civil-militar uruguaia lançam obra no Brasil

Memórias do Calabouço, de Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro conta a saga dos autores que durante 12 anos foram torturados pelo regime autoritário

Victória Gearini Publicado em 12/02/2021, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestação contra a ditadura civil-militar uruguaia - Divulgação / Youtube / Parabólica
Manifestação contra a ditadura civil-militar uruguaia - Divulgação / Youtube / Parabólica

Recém-lançada no Brasil pela Editora Rua do Sabão, a obra Memórias do Calabouço, de Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro, conta a saga dos autores durante a ditadura civil-militar no Uruguai, ocorrida entre 1973 e 1985.

Ao lado do companheiro de guerrilha, Pepe Mujica, os três militantes tupamaros lutaram contra o regime autoritário instaurado no país. Após serem presos, os rapazes foram colocados em calabouços subterrâneos, onde enfrentaram a fome, o frio e o medo.

[Colocar ALT]
Memórias do Calabouço, de Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro / Crédito: Divulgação / Editora Rua do Sabão

Sob ameaças constantes, os militantes foram torturados, ameaçados e feitos de reféns pelos militares uruguaios. Durante 12 anos, os três não viram os rostos uns dos outros e se comunicavam por uma espécie de Código Morse improvisado. Diante das agruras, os presos políticos tinham um único objetivo: sobreviver.

Enquanto eram feitos de reféns, os rapazes prometeram contar suas histórias caso sobrevivessem. Em 1985, a promessa pôde ser cumprida, após serem libertados. Naquele ano, utilizaram um gravador de voz para contar tudo o que haviam vivido e presenciado ao longo dos anos em que estiveram em cárcere.  

Mais tarde, Pepe Mujica tornou-se presidente da República, Eleuterio Fernández Huidobro (1942-2016), o Nhato, virou ministro da Defesa e Mauricio Rosencof atuou como diretor de cultura da prefeitura de Montevidéu.

Com um memorável prefácio de Eduardo Galeano, a ilustre obra Memórias do Calabouço encontra-se disponível na Amazon em formato de capa comum.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Memórias do Calabouço, de Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro (2021) - https://amzn.to/3ac5qDl

Ditaduras Militares - Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, de Rodrigo Patto Sá Motta (2015) - https://amzn.to/2MUBqTC

História da América Latina, de Leslie Bethell (2018) - https://amzn.to/2NnHyny

História da América Latina, de Leslie Bethell (1999) - https://amzn.to/2ZbJlOQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W