Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sri Lanka

Sri Lanka: Jornalistas são agredidos por policiais em manifestações

Equipe de televisão teria sido impedida de fazer seu trabalho pelos agentes da lei

Redação Publicado em 12/07/2022, às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo mostrando policiais ao redor de jornalista caído no chão - Divulgação/ Youtube/ Newsfirst Sri Lanka
Trecho de vídeo mostrando policiais ao redor de jornalista caído no chão - Divulgação/ Youtube/ Newsfirst Sri Lanka

Uma equipe de profissionais da emissora televisiva Newsfirst teria sido atacada por oficiais ao tentarem fazer a cobertura jornalística das agitadas manifestações que ocorreram no Sri Lanka no último final de semana. 

Os protestos, que ocorrem após uma crise econômica tomar conta do país asiático, terminaram com a invasão do palácio presidencial e expulsão do presidente, Gotabaya Rajapaksa

A presença policial, que tentava reprimir os muitos manifestantes, também investiu contra um grupo de 8 repórteres, ainda que eles houvessem avisado previamente as autoridades sobre sua intenção de gravar o evento. 

Como os profissionais faziam uma transmissão ao vivo, a violência dos agentes da lei acabou sendo foi divulgada imediatamente pelo telejornal noturno da Newsfirst, que é um dos maiores veículos jornalísticos do Sri Lanka. 

Brutalidade policial 

Nas imagens, é possível ver o momento em que vários oficiais se aproximam, gritando, e também quando derrubam e agridem um dos cinegrafistas.

Ainda de acordo com a emissora, parte da equipe tentou ajudar o colega atacado, mas foi impedida por pancadas de cassetete e jatos de gás lacrimogêneo. Quatro dos oito jornalistas ficaram com ferimentos graves, necessitando de atendimento médico. 

Vale lembrar que, no relatório a respeito da liberdade de imprensa ao redor do mundo publicado pela Repórteres sem Fronteiras (RSF) neste ano de 2022, o Sri Lanka ocupou a 146ª posição em um total de 180 países. O Brasil, por exemplo, estava como 110º no ranking. 

Veja abaixo o vídeo mostrando o ataque: