Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Submarino desaparecido foi projetado para voltar à superfície, diz investidor

Submarino Titan está desaparecido desde o último domingo; cinco pessoas estão a bordo dele

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/06/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate

O submarino Titan, que está desaparecido desde o último domingo com cinco pessoas a bordo, foi projetado para retornar à superfície após 24 horas, de acordo com informações fornecidas nesta quinta-feira, 22, por um investidor da empresa proprietária do equipamento.

De acordo com o portal de notícias UOL, o submersível é mantido submerso por meio de lastro, que consiste em pesos que auxiliam na estabilidade durante a navegação. Vale destacar que os membros da tripulação são instruídos a liberar o lastro balançando a embarcação ou mesmo utilizando uma bomba pneumática para soltar os pesos.

Em caso de falha

No caso de todas as tentativas falharem, as linhas que prendem o lastro são projetadas para se romperem após 24 horas, fazendo com que o submarino retorne automaticamente à superfície do oceano, conforme relatado à CNN por Aaron Newman, investidor da OceanGate.

Segundo o portal de notícias, o submersível se comunica com o navio de comando na superfície por meio de mensagens de texto, uma vez que não há GPS disponível debaixo d'água. Infelizmente, o último contato registrado entre o Titan e o Polar Prince ocorreu às 11h47 do dia 18 de junho.