Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Suíça: Família de esquiadores morre congelada em caverna improvisada na neve

Um grupo de seis esquiadores desapareceu no último sábado, 9; até agora, cinco deles foram encontrados sem vida pelas equipes de resgate

Redação Publicado em 11/03/2024, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Montanha de Matterhorn, nos Alpes Suíços - Getty Images
Imagem da Montanha de Matterhorn, nos Alpes Suíços - Getty Images

Após desaparecerem durante uma viagem nos Alpes Suíços, cinco esquiadores foram encontrados sem vida e as autoridades de resgate mantém uma busca “desesperada” por uma sexta pessoa. O grupo partiu de Zermatt na manhã do último sábado, 9, com destino à cidade de Arolla. 

Desde o primeiro dia de viagem, o grupo enfrentou dificuldades e chegaram entrar em contato com o serviço de emergência. Através dessa ligação, os agentes puderam localizar o grupo no setor Col de Tête Blanche, a cerca de 3.500 metros de altitude.

“A situação que encontramos era desoladora”, disse Njan Truffer, chefe de resgate da Air Zermatt, responsável pela operação de resgate. O agente também mencionou em entrevista à mídia suíça que os esquiadores tentaram improvisar um abrigo para sobreviver, mas morreram em razão do frio extremo.

Vimos que os esquiadores tentaram construir uma caverna e se proteger do vento. Os esquiadores morreram congelados em altitude, desorientados”, explicou o agente. Ele ainda disse que os corpos foram descobertos em diferentes locais, sugerindo que os esquiadores entraram em pânico antes de perderem a consciência.

O resgate

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, via Daily Mail, cinco dos seis integrantes pertenciam a mesma família e tinham entre 21 e 58 anos. O chefe da polícia cantonal de Valais, Christian Varone, afirmou em uma entrevista coletiva que os socorristas fizeram de tudo para resgatar os esquiadores, mas as condições climáticas eram desfavoráveis. 

Ao menos 11 helicópteros estavam preparados para resgatar o grupo, mas tiveram que recuar várias vezes devido às “péssimas condições climáticas e aos riscos envolvidos”. Nos últimos dias, foram emitidos alerta para avalanches, ventos fortes, nevoeiro e temperaturas extremamente baixas na área.

No domingo, 10, especialistas em tecnologia e técnicos cibernéticos utilizaram todos os dados disponíveis dos celulares, redes sociais e GPS dos seis esquiadores. As informações obtidas das famílias ajudaram a confirmar a provável localização dos alpinistas na montanha.