Notícias » Egito Antigo

Suposta causa da morte de Tutancâmon é descoberta por pesquisadores

Zahi Hawass afirmou que está perto de solucionar o misterioso óbito do faraó menino

Caio Tortamano Publicado em 21/11/2019, às 10h06 - Atualizado às 10h07

Máscara mortuária do Rei Tutancâmon durante exposição na Alemanha
Máscara mortuária do Rei Tutancâmon durante exposição na Alemanha - Crédito: Getty Images

Morto aos 19 anos, o Rei Tutancâmon é tido como um dos mais famosos faraós da história do Egito Antigo devido a grandiosa descoberta de sua tumba. Conhecido como o faraó menino, até pouco tempo atrás se acreditava que ele teria sido assassinado com um golpe na cabeça, devido a fragmentos encontrados em seu crânio.

No entanto, depois de pesquisas feitas pelo time do arqueólogo Zahi Hawass foram descobertas novas evidências indicando que, na verdade, Tutancâmon morreu após uma infecção em sua perna depois de um grave acidente de carruagem.

Tutancâmon / Crédito: Divulgação

 

Com o auxílio de um novo aparelho que consegue escanear o DNA, os cientistas serão capazes de identificar todas as doenças genéticas que estiveram presentes em seu corpo. Tutancâmon supostamente teria uma mesma doença que seu pai, Aquenáton,  chamada de Síndrome de Marfan, fazendo com que as vítimas tenham braços, pernas e dedos mais longos que o normal.

De acordo com as pesquisar de Hawass, Tutancâmon teve uma fratura em sua perna dois dias antes de morrer. A teoria debate que o acidente de carruagem teria deixado uma ferida em sua perna, causando uma infecção grave.

O corpo inteiro do faraó / Crédito: Divulgação

 

É sabido que Tutancâmon frequentava expedições de caça com frequência, e a teoria de que o óbito teve relação com as caças não são recentes. Uma tomografia computadorizada, realizada em 2005, indicou que o faraó teve uma lesão na perna alguns dias antes de sua morte.


Saiba mais sobre Tutancâmon e o Agito Antigo com as leituras a seguir:

O Grande Livro dos Mistérios Anitgos, Nick Thorpe (2019)

link: https://amzn.to/2OqHCjd

A Maldição das Tumbas dos Faraós. Contos do Inesperado Desde a Época de Tutancâmon, Paul Horrison (2018)

link: https://amzn.to/2qrHjfW

História do Egito Antigo, Nicolas Grimal (2012)

link: https://amzn.to/330jTeM

As Dinastias do Antigo Egito: A História e o Legado dos Faraós desde o Início da Civilização Egípcia até a Ascensão de Roma, Charles River Editors (2019)

link:https://amzn.to/2pws9Wb 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.