Curiosidades » Saúde

As 5 doenças mais insólitas da História

De dermatológicas a psicológicas, são pouco conhecidas e podem dificultar muito a vida dos indivíduos que as têm

Pamela Malva Publicado em 12/11/2019, às 19h47

Bela Adormecida, da Disney
Bela Adormecida, da Disney - Divulgação

Alguns dos episódios mais trágicos da história da humanidade foram causados por doenças que assolaram quantidades enormes de pessoas. Por esse motivo, o homem sempre sentiu a necessidade de entender e documentar enfermidades. No entanto, ainda existem algumas doenças que são pouco conhecidas, por serem muito raras.

1. Síndrome de Cotard

Também conhecida como síndrome do cadáver ambulante, faz com que o indivíduo acredite estar morto ou com os órgãos não estejam mais funcionando ou que estejam necrosados.

Em manifestações mais brandas, os pacientes demonstram desespero; nas formas mais severas, as pessoas chegam a negar a própria existência e/ou a existência do mundo. A doença, no entanto, não apresenta um sintoma característico — as condições podem ser descritas em esquizofrenias, psicoses, entre outros.

2. Gastroenterite eosinofílica

É uma doença autoimune caracterizada por uma infiltração eosinifílica, ou seja, das células do sistema imune responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares. Em geral, os sintomas dessa doença, que se manifesta de três formas (mucosa, muscular e subserosa), se relacionam ao grau e área do trato gastrintestinal afetado.

No caso de Finlay Doolan, um garoto de 12 anos portador da doença, a enfermidade faz com que ele tenha alergia a todas as comidas. Graças ao quadro raro e incurável, ele tem que ser alimentado a cada três horas, através de gotejamento.

3. Síndrome de Bela Adormecida

É um distúrbio neurológico caracterizado por episódios de hipersonia e faz com que a pessoa durma por períodos de 16 a 24 horas, por até três semanas seguidas. Sua causa ainda é desconhecida, mas pode estar ligada a infecções ou outras doenças. Geralmente afeta mais adolescentes do sexo masculino. Os pacientes também podem apresentar hipersexualidade, irritabilidade e o hábito de comer compulsivamente.

Como qualquer distúrbio raro, o diagnóstico certeiro é um desafio. Nesse sentido, os médicos acabam identificando a doença por exclusão, eliminando outras doenças que compartilham os mesmos os sintomas. Não há nenhum tratamento específico ou definitivo para curar ou controlar a síndrome.

4. Epidermodisplasia verruciforme gravíssima

Conhecida através do caso de Abul Bajandar, é uma doença dermatológica que apresenta grandes verrugas nas mãos, pés e até mesmo rosto. Causada por uma reação grave ao vírus HPV, a enfermidade faz com que essas verrugas cresçam até adquirirem a forma de galhos de árvore — por isso, inclusive, Abul recebeu o apelido de Homem Árvore.

No caso do paciente, os membros que continham as verrugas chegaram a pesar 5 quilos. Sem a menor garantia de cura, um dos únicos tratamentos possíveis para Abul foi a cirurgia de remoção. Ainda que tenha resolvido o problema por um tempo, é possível que os galhos voltem a crescer.

5. Alucinação auditiva

As pessoas que têm essa doença apresentam alucinações que envolvem sons, mesmo sem a presença de estímulos auditivos. O paciente pode perceber vozes inexistentes de três maneiras: uma voz que fala seus pensamentos, vozes que geram uma discussão e uma voz que narra suas próprias ações. Uma particularidade da doença é que indivíduos que não sofrem qualquer transtorno mental podem experienciá-la.

Além das manifestações já citadas, os indivíduos ainda podem ouvir músicas que lhes são familiares na mente. O quadro pode ser causado por lesões no tronco cerebral e também por distúrbios do sono, surdez e epilepsia.


Saiba mais sobre algumas doenças através dos livros abaixo

Doenças autoimunes: Previna e reverta todo um universo de doenças inflamatórias, Amy Myers (2016)

link - https://amzn.to/2QdDRjn

Crianças e adolescentes com doenças raras: narrativas e trajetórias de cuidado, Lidiane Vianna Albernaz (orgs.) Martha Cristina Nunes Moreira, Marcos Antonio Ferreira do Nascimento, Daniel de Souza Campos (2019)

link - https://amzn.to/2KdQGGU

Superando Preconceitos E Doenças Raras, Mª Beatriz M. Werneck Camargo (2019) (eBook)

link - https://amzn.to/34NVJWi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.