Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / João do Brejo

Supostos familiares de homem resgatado em condição de escravidão procuram idoso

Família do interior de São Paulo acredita que João Ribeiro seja parente desaparecido na década de 1980

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 07/03/2023, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O idoso João Ribeiro (ao centro), com seus possíveis familiares - Divulgação / Arquivo pessoal
O idoso João Ribeiro (ao centro), com seus possíveis familiares - Divulgação / Arquivo pessoal

Depois que o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu, no último domingo, 5, uma matéria sobre a história de João Ribeiro, pessoas apareceram dizendo ser parentes dele. O homem, que era conhecido como João do Brejo, foi resgatado pelo Ministério Público do Trabalho em situação análoga à escravidão no Sul de Minas.

Após a reportagem, uma mulher, que teria reconhecido João, alegou ser sua irmã. Ela viajou por mais de 450 km de Manduri (SP) até Bueno Brandão (MG) ao lado dos sobrinhos, que seriam filhos do idoso, a fim de reencontrá-lo nesta segunda-feira, 6.

Mas, de acordo com o portal de notícias G1, embora a suposta família esteja convencida de que João é seu parente desaparecido, a polícia pediu um teste de DNA.

Crise de depressão

Segundo os relatos da família, João teria desaparecido em 1983 em Timburi (SP) depois de sofrer uma crise de depressão e nunca mais foi visto. Na época, seus filhos tinham 11, 9 e 5 anos de idade.

No ano seguinte, João chegou à fazenda Boa Vista em Bueno Brandão, onde trabalhou sem registro e sem salário por pelo menos 39 anos, vivendo em condições degradantes. Ele, que não possuía documentos e não estava registrado no Sistema de Saúde, foi resgatado após a equipe médica do hospital da cidade notar sua condição.

Lar para idosos

Depois de ser resgatado pelas autoridades, João Ribeiro foi encaminhado para um lar de idosos em Bueno Brandão. No dia 27 de fevereiro, ele recebeu as verbas rescisórias do antigo patrão e, na última sexta-feira, 3, finalmente recebeu seus documentos, como certidão de nascimento, identidade, CPF e cartão do SUS.

Em entrevista à EPTV, Nautu Aparecido, suposto filho de Ribeiro, comentou que conversou com o idoso sobre alguns momentos que eles podem ter vivido juntos muitos anos atrás.

Eu gosto de pescaria, ele também gosta muito. Eu aprendi com ele desde pequenininho. Eu tinha 5 anos de idade, ficava atrás dele, lá nos açudes, nas represas, pescando com ele. Quando eu falei disso tudo para ele, ele olhou pra mim; senti que ele lembrou, sabe? Lembrou de alguma coisa."

De acordo com o portal de notícias, a expectativa é que o resultado do exame saia em pelo menos 10 dias. Somente então ficará confirmado se João é ou não o parente que a família busca há tantos anos.