Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Caranguejos

Susto ecológico: Caranguejos do Alasca estão desaparecendo aos bilhões

A temporada de pesca dos crustáceos foi cancelada após números alarmantes

Redação Publicado em 17/10/2022, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de caranguejo-das-neves - Divulgação/ Licença Livre/ Arquivo Pessoal/ Totti
Fotografia meramente ilustrativa de caranguejo-das-neves - Divulgação/ Licença Livre/ Arquivo Pessoal/ Totti

Os caranguejos-das-neves, espécie considerada como a mais abundante do Mar de Bering, sofreram uma queda populacional drástica, levando o Alasca a cancelar a sua temporada de pesca dos crustáceos.

Entre 2018 e 2021, isso é, um espaço temporal de apenas três anos, a população desses animais teria ido de 8 bilhões de indivíduos para apenas 1 bilhão, alarmando especialistas. 

Essa espécie de caranguejo é, de longe, a mais abundante de todas as espécies de caranguejos do Mar de Bering que são capturadas comercialmente. Portanto, vale a pena notar o choque que tivemos ao descobrir que bilhões deles haviam desaparecido. E isso inclui todas as fêmeas e filhotes", explicou Benjamin Daly, membro do Departamento de Pesca e Caça do Alasca, em uma entrevista à CNN. 

Entre os motivos para esse desaparecimento acelerado, estariam a pesca excessiva, e, ainda mais relevante, a elevação da temperatura dos oceanos. Os caranguejos-das-neves não estariam adaptados para lidar com esse aquecimento de seu habitat, uma vez que vivem em águas abaixo de 2 °C. 

Mudanças climáticas 

Infelizmente, embora todo o planeta Terra passe por um processo de aquecimento causado pela ação humana, no Ártico, o calor aumenta quatro vezes mais rápido que no restante do mundo, ainda conforme a CNN. Com o tempo, a previsão é que o ambiente da região se torne inóspito para inúmeras espécies, caso continuemos neste ritmo.