Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Zagallo

Luto na CBF e homenagem de Zé Roberto: Times e atletas homenageiam Zagallo

Com mensagens de “vencedor”, “ídolo do nosso futebol” e “eterno”, times, atletas e entidades prestaram suas homenagens a Zagallo, que faleceu aos 92 anos

Redação Publicado em 06/01/2024, às 08h48 - Atualizado às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mário Zagallo em 28 de outubro de 1989 - Getty Images
Mário Zagallo em 28 de outubro de 1989 - Getty Images

A morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu aos 92 anos nesta sexta-feira, 5, foi marcada por homenagens de atletas, times de futebol e amantes do esporte. O único tetracampeão mundial e o último titular da Copa do Mundo de 1958, sofreu falência múltipla de órgãos, após 11 dias internado em um hospital do Rio de Janeiro. 

O Aventuras na História selecionou algumas homenagens publicadas para Zagallo, confira:

Velho Lobo, obrigado por tanto! És um vencedor. Um patrimônio da Seleção Brasileira! Tive a honra de aprender muito contigo. Será para sempre reverenciado. Desejo meus profundos sentimentos a toda família, amigos e fãs. Dia muito triste para o mundo do futebol! Descanse em paz, Zagallo! #ZagalloEterno", disse Cláudio Ibraim Vaz Leal, mais conhecido como Branco.  

Já a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma nota assinada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, recém-admitido ao cargo. Em homenagem ao ídolo, a entidade declarou luto de sete dias. 

“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol. A CBF decreta luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado. Em 2022, inauguramos uma estátua em homenagem ao eterno campeão no Museu da CBF e não esqueceremos da emoção que compartilhamos.”, afirmou a CBF. 

Despedidas

Os times que tiveram Zagallo como jogador também se manifestaram. O Botafogo disse lamentar “a partida de um dos seus maiores ídolos, campeão como jogador e treinador, com um currículo vitorioso e notável no esporte, uma verdadeira lenda do futebol brasileiro” e desejou “força aos familiares, amigos e fãs.”

Seu legado no Glorioso e no futebol jamais será esquecido. Descanse em paz, velho lobo!", disse o clube. 

O Flamengo apontou que “‘Zagallo eterno’ tem 13 letras”, em referência ao número usado por ele, ressaltou o trabalho “revolucionário” do ex-jogador, que entrou em campo pelo time em 205 partidas.

O esporte brasileiro tem no tetracampeão mundial Zagallo um pioneiro e um recordista. O Flamengo tem em Zagallo um ídolo histórico. Obrigado por tanto, Velho Lobo! Zagallo eterno!”, disse o rubro-negro carioca.

Jogadores em atividade e aposentados também prestaram suas homenagens ao campeão mundial. Zé Roberto, hoje fora dos gramados, afirmou em seu perfil: “É com um coração pesado que hoje me despeço de alguém que foi mais do que um treinador para mim; um mentor, e acima de tudo, um verdadeiro líder.”

Marinho, em atividade pelo Fortaleza, publicou: “Convivi esses últimos anos dele, cada visita uma conversa, apoio e confiança sobre meu trabalho, um ícone, um ídolo da história do futebol brasileiro e mundial. Que contribuiu com cada passo e conquistas da nossa seleção brasileira. Apenas agradecer por cada minuto contigo, te ouvindo e sempre disposto a aprender mais e mais.”.