Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Topless para mulheres será permitido em piscinas públicas de Berlim

A capital da Alemanha passou a permitir a prática em uma tentativa de lutar contra a discriminação entre homens e mulheres

Redação Publicado em 10/03/2023, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto meramente ilustrativa - Jill Wellington/Pixabay
Foto meramente ilustrativa - Jill Wellington/Pixabay

O departamento de piscinas de Berlim, capital da Alemanha, anunciou na última quinta-feira, 9, que as mulheres poderão nadar de topless, ou seja, com os seios à mostra, nas piscinas públicas da cidade. A medida é tomada, de acordo com o departamento da prefeitura, em nome da luta contra a discriminação e a falta de isonomia entre homens e mulheres.

Segundo o UOL, a decisão do departamento de piscinas foi tomada em resposta a um recurso apresentado ao escritório de Berlim dedicado ao combate à discriminação. Nele, uma cidadã berlinense explicava que se sentia discriminada em relação aos homens, que podem nadar em piscinas públicas com o tronco do corpo exposto.

Discriminação

"A empresa Berliner Bäder-Betriebe aplicará no futuro seu regulamento interno e seu regulamento de banhos de forma que respeite a igualdade entre os sexos", anunciou o departamento berlinense de piscinas.

Detalhando a decisão em um comunicado, a empresa explicou que nadar com o torso nu será possível "para as pessoas do sexo feminino ou para as pessoas cujos peitos são de tipo feminino".

O escritório de Berlim dedicado ao combate da discriminação, que recebeu a denúncia contra a prática de proibir mulheres de nadarem com os seios expostos, veio a público elogiar a decisão do departamento de piscinas.

"Agora é preciso aplicar o regulamento de maneira concreta e parar de expulsar ou de proibir o acesso", afirmou a diretora do escritório anti-discriminação Doris Liebscher se referindo à proibição de nado para pessoas com seios de tipo feminino expostos.

No Brasil, um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para desqualificar o topless como "ato obsceno".