Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

"Totalmente apropriado", diz Trump sobre discurso em que chamou seguidores para marcha até Capitólio

O motim realizado pelos trumpistas no prédio do Congresso estadunidense continua gerando repercussões

Ingredi Brunato Publicado em 12/01/2021, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Donald Trump - Getty Images
Fotografia de Donald Trump - Getty Images

Nesta terça-feira, 12, o presidente Donald Trump se manifestou a respeito de suas declarações anteriores à invasão do Congresso estadunidense ocorrida na última quarta-feira, 6, classificando-as como “totalmente apropriadas”. As informações foram repercutidas pela BBC

No dia do motim, o presidente norte-americano havia feito um discurso para seus apoiadores em Washington, afirmando que não aceitaria a vitória de Biden nas últimas eleições, e chamando-os para marcharem em direção ao Capitólio, sede do centro legislativo estadunidense. 

O ato realizado pelos seus seguidores chamou atenção por sua violência, resultando na morte de cinco pessoas - incluindo um policial - e na prisão de diversos 'trumpistas'. Tendo em vista esses desdobramentos, os democratas do governo americano fizeram um novo pedido de impeachment. 

A destituição de Trump só será bem-sucedida, todavia, se for aprovada tanto pela Câmara dos Representantes quanto pelo Senado. No último, a forte presença de republicanos tem grandes chances de fazer com que o projeto seja barrado, uma vez que os políticos dificilmente votariam contra um presidente de seu próprio partido.

A cerimônia de posse de Joe Biden está marcada para 20 de janeiro. Se a votação na Câmara for a favor do impeachment, o presidente republicano atual será o primeiro da história dos Estados Unidos a sofrer duas tentativas de destituição.