Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Pedido de impeachment contra Trump é apresentado no Congresso dos EUA

Democratas acusam o presidente de 'incitação à insurreição' após invasão do Capitólio na última quarta-feira, 6

Isabela Barreiros Publicado em 11/01/2021, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump em coletiva de imprensa - Wikimedia Commons
Donald Trump em coletiva de imprensa - Wikimedia Commons

Nesta segunda, 11, a bancada do Partido Democrata apresentou no Congresso dos Estados Unidos um pedido formal pelo impeachment do presidente do país, Donald Trump. Essa é a segunda vez que Trump sofre pedidos de afastamento, tendo agora somente nove dias de mandato.

O presidente é acusado pelos democratas de “'incitação à insurreição” por sua participação no movimento que invadiu o Capitólio dos EUA na última quarta-feira, 6. O discurso feito pelo presidente pouco antes da invasão, segundo os responsáveis pelo pedido, incentivou violência.

"Ele, deliberadamente, deu declarações que encorajaram ações ilegais. Incitada pelo presidente, uma multidão invadiu o Capitólio de forma ilegal, atacou equipes de segurança, ameaçou membros do Congresso e o vice (...) e se engajou em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos", diz a resolução.

Os democratas pediram anteriormente que o vice-presidente Mike Pence acionasse a 25ª emenda da Constituição do país, resolução que foi barrada pelos republicanos na Câmara dos Deputados. A proposta será votada no plenário na próxima terça-feira, 12.

O pedido de impeachment veio apenas nove dias antes do mandato do presidente acabar, o que indica que o julgamento do processo poderá acontecer somente quando Trump não ocupar mais o cargo. Caso condenado, ele poderá perder os benefícios dados a ex-presidentes, como aposentadoria e segurança particular. Além disso, os senadores podem votar para que ele perca seus direitos políticos.