Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tour Virtual: explore a tumba do faraó Ramsés VI, onde ele descansou por vingança

Há indícios de que o local de descanso eterno do governante foi símbolo de uma rixa dele contra o próprio sobrinho, Ramsés V

Vanessa Centamori Publicado em 15/07/2020, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tumba KV9 de Ramsés VI, local usurpado de Ramsés V - Divulgação/Autoridade de Turismo do Egito
Tumba KV9 de Ramsés VI, local usurpado de Ramsés V - Divulgação/Autoridade de Turismo do Egito

O local de descanso final do faraó Ramsés VI, que foi utilizado por ele como um intrigante símbolo de vingança, pode ser visto em um tour virtual oficial, lançado pela Autoridade de Turismo do Egito. O passeio é feito em 3D e exibe os hieróglifos e as decorações de parede em detalhes muito ricos. 

Os visitantes podem andar pelo corredor do soberano da 20ª Dinastia, ampliar e visualizar áreas em 360 graus. A experiência conta também com uma visão superior externa da planta do sepulcro, além da opção de selecionar o piso em que se quer caminhar. 

A tumba, conhecida como KV9, apresenta um dos planos decorativos mais requintados do Vale dos Reis, local que guarda os recintos funerários dos poderosos faraós do Reino Novo. O Período abrange a 18ª até a 20ª Dinastia do Antigo Egito (séculos 16 a 9 a.C). 

O teto do recinto de Ramsés VI é pintado e contém representações de vários deuses egípcios. Dá até para andar virtualmente em direção à câmara funerária e ver de perto o sarcófago quebrado de Ramsés VI, restaurado em 2004, a partir de mais de 250 peças encontradas dentro do túmulo.

Tumba onde repousou Ramsés VI / Crédito: Divulgação/Autoridade de Turismo do Egito

História de vingança

O faraó Ramsés VI era filho de Ramsés III e tio de Ramsés V, seu sobrinho rival e antecessor. Ao que indicam os registros arqueológicos, originalmente a tumba KV9 pertencia ao sobrinho, mas foi usurpada pelo soberano, que teria o afastado do poder e, segundo alguns egiptólogos, o mantido em cativeiro. 

A hostilidade de Ramsés VI com seu próprio parente virou uma de suas características principais. Acredita-se que como modo de impor poder ele teria usado o túmulo, onde foi sepultado quando morreu, em 1136 a.C. 

Descubra os detalhes do local funerário fazendo você mesmo o passeio virtual.