Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Embaixada

Tunisianos são condenados à morte por ataque à Embaixada americana em Túnis

Atendado ocorreu em 2020, em frente à Embaixada dos EUA em Túnis, na Tunísia

Redação Publicado em 14/03/2023, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Policiais fazem escolta durante protestos contra o governo da Tunísia - Getty Images
Policiais fazem escolta durante protestos contra o governo da Tunísia - Getty Images

Nesta terça-feira, 14, a imprensa americana informou que dois tunisianos foram condenados à morte por serem cúmplices no atentado contra a Embaixada dos EUA em Túnis, capital da Tunísia, em 2020. Conforme documento, um terceiro homem envolvido no ataque foi condenado à prisão perpétua.

Segundo informações do jornal O Globo, na ocasião, homens-bomba atacaram um posto de agentes de segurança localizado em frente ao edifício oficial, sendo que um policial morreu. Entre 2015 e 2016, a Tunísia sofreu com uma escalada de atentados e explosões, incluindo uma de autoria do Estado Islâmico.

Tunísia

Juntamente com a violência, o país do norte da África ainda enfrenta diversas crises políticas em seu território, como as tensões acerca do autoritarismo das autoridades, uma vez que há oposição à democracia instaurada pela Primavera Árabe

Em nota, as lideranças de organizações sociais tunisianas reafirmaram "a necessidade de proteger todas as conquistas da revolução tunisina, que consistiu em uma revolução de liberdade e dignidade". Além disso, manifestações com o objetivo de equilibrar as tensões e acabar com os conflitos violentos passaram a acontecer em várias regiões.

O movimento [social] apela a todos os tunisianos para aumentar a solidariedade, sinergia e unidade e para enfrentar todos os apelos por sedição e lutas civis", disse o porta-voz de um grupo, em nota.