Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Andor Stern

Único brasileiro sobrevivente do Holocausto: saiba onde assistir ao documentário sobre Andor Stern

Documentário conta a história de Andor Stern, brasileiro que foi deportado para Auschwitz com apenas 16 anos

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/02/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do Holocausto - Reprodução / Vídeo
Imagem de Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do Holocausto - Reprodução / Vídeo

O documentário sobre a história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente do Holocausto, terá sua estreia nas principais plataformas digitais do país no próximo dia 15 de dezembro. O longa retrata a história de Andor que faz "uma viagem" em sua própria história e revive sua deportação para Auschwitz quando tinha apenas 16 anos

Intitulado "Andor", o longa surgiu depois que uma aluna de nome Nathalia Midori se interessou pela história de vida de Andor Stern e decidiu levá-la para a produtora Querô, uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o acesso à arte e a cultura.

Agora, a produção será exibida nas plataformas: Google Play, Youtube Filmes, Apple (Itunes), Vivo Play e Claro TV+. Como repercutido pelo HitSite, o filme foi um dos destaques da programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no último ano.

No documentário dirigido por Vitor Vilaverde Dias, Andor Stern faz uma viagem no tempo em sua história relembrando quando foi deportado para Auschwitz com 16 anos. Na história, é retratado como ele tem de lidar com a superação diária de sua vida em liberdade. O longa é distribuído pela O2 filmes. 

“Andor” foi gravado em São Paulo e em Budapeste, em Ujpest, onde ele passou a sua infância. Além disso, tornando a experiência de assistir ao longa ainda mais chocante, algumas cenas foram gravadas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau —  que hoje é um museu — onde ele se tornou prisioneiro. 

Sobrevivente brasileiro 

Andor Stern, filho de imigrantes, nasceu no Brasil, mas se mudou para a Hungria com seus pais, quando criança. Com o estouro da Segunda Guerra Mundial, ele foi enviado, em sua adolescência, à Auschwitz, onde foi separado de sua família para nunca mais revê-la.

falecido, Andor Stern, aos 94 anos ainda carregava consigo as memórias dos horrores que viveu, em seu psicológico e também em seu corpo. Em seu antebraço foram gravadosos números '83892' no dia em que ele chegou ao campo de concentração.

Sua mãe, tia grávida, avós e tio foram mortos em câmaras de gás. Ele perdeu 94 membros de sua família e somente 4 voltaram com vida. Andor Stern também teve de enfrentar os horrores do campo de concentração de Dachau, além de Auschwitz.

A equipe do Aventuras na História conversou com Andor, em 2021. Nessa conversa, ele compartilhou suas experiências vividas na guerra e seus pensamentos no presente.  Dentre as chocantes situações que ele expôs em seu relato, estão as doenças enfrentadas nos campos, a fome, e a condição sub-humana a qual ele foi exposto.