Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Holocausto

Morre Andor Stern, sobrevivente brasileiro do Holocausto, aos 94 anos

Notícia foi divulgada pelos familiares de Andor nesta quinta-feira, 7

Redação Publicado em 07/04/2022, às 11h10 - Atualizado às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andor Stern durante entrevista com a redação - Aventuras na História
Andor Stern durante entrevista com a redação - Aventuras na História

Andor Stern, brasileiro sobrevivente do Holocausto, faleceu nesta quinta-feira, 7, em São Paulo. Aos 94 anos, Andorfaleceu em casa, segundo um comunicado divulgado por familiares através de sua conta no Instagram. 

"Faleceu hoje de manhã, em casa, nosso querido Andor Stern, aos 94 anos. Nossa família agradece desde já por todas as mensagens de apoio e palavras de carinho", diz o comunicado. 

Andor Stern /Crédito: Divulgação / Aventuras na História

Vivendo em São Paulo, Andor sempre dedicou parte de sua vida a relembrar e ensinar os horrores cometidos pelos nazistas durante o Holocausto

"Andor dedicou grande parte de seu tempo às suas palestras sobre o Holocausto, ensinando os horrores do período para que não se neguem nem se repitam, e motivando as pessoas a valorizarem e agradecerem a vida e a liberdade. O carinho de vocês sempre foi muito importante para ele", completa o comunicado. 

O velório de Andor acontecerá hoje, às 14h e ele será enterrado no Cemitério Israelita do Embu, às 15h.

Judeu, Andor nasceu no Brasil, mas se mudou para a Hungria ainda criança ao lado de seus pais. Vivenciando o antissemitismo enquanto crescia, ele foi submetido a episódios marcados pelo ódio, até que com a eclosão da Segunda Guerra, sua vida mudou totalmente.

Levado para Auschwitz, foi separado de sua família não voltou a revê-la. Por meses, Andor vivenciou de perto os horrores do Holocausto, e carregou até os seus momentos finais as cicatrizes do período. 

A trajetória de Andor foi contada na biografia “Uma Estrela na Escuridão”, de autoria do historiador Gabriel Davi Pierin. O livro também foi adaptado para os quadrinhos.

Em 2019, o site Aventuras na História teve a honra de entrevistar o sobrevivente. Durante a conversa, ele relembrou um dos momentos mais turbulentos de sua vida.

Confira abaixo.