Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Aventuras em 1 minuto: Andor Stern, o sobrevivente brasileiro do Holocausto nazista

Nascido em São Paulo, Andor vivenciou os horrores do nazismo em Auschwitz e hoje em dia é grato pela nova vida após o sombrio capítulo da humanidade

Redação Publicado em 18/05/2021, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andor Stern durante entrevista com a redação do site - Aventuras na História
Andor Stern durante entrevista com a redação do site - Aventuras na História

“Já vi coisas que eu fico pensando: Será que foi verdade?”. Foi com essa frase que o brasileiro Andor Stern iniciou um emocionante relato compartilhado com o site Aventuras na História.

Nascido no bairro Bexiga, em São Paulo, Andor se mudou para a Hungria com seus pais quando ainda era uma criança, e assim vivenciou capítulos que se entrelaçaram com os horrores do Holocausto promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra.

Levado para Auschwitz, Stern viu sua vida mudar por completo ao se deparar com o pior que os seres humanos podem fazer em sociedade. Passando 20 dias dentro de um vagão até ser resgatado diante em maio de 1945, Andor pesava apenas 28 Kg.

Contudo, se engana quem supõe que o sobrevivente nutre ódio pelo passado. Aos 93 anos, Andor é grato pela sua vida após o capítulo sombrio.

“Eu tive o privilégio de ter reposto tudo que eu perdi. A vida me compensou de verdade: me deu, por exemplo, uma família maravilhosa e a oportunidade de, ainda com a minha idade, ser lúcido. Eu não tenho muito do que reclamar da vida, ainda que tenha vivido o que eu presenciei”, disse o sobrevivente em entrevista ao site Aventuras na História no ano passado.

A saga de Andor compõe mais um capítulo da série ‘Aventuras em 1 minutos’, que semanalmente apresenta fatos que marcaram a vida de grandes nomes do Brasil e mundo.

Confira o vídeo abaixo.