Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Andor Stern

Andor Stern, o sobrevivente brasileiro do Holocausto

Andor, que viveu os horrores de Auschwitz, faleceu no último ano e teve uma marcante trajetória

Ingredi Brunato Publicado em 27/01/2021, às 14h00 - Atualizado em 26/01/2023, às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Andor Stern - Divulgação/ Vídeo/ Aventuras na História
Fotografia de Andor Stern - Divulgação/ Vídeo/ Aventuras na História

Durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de vidas tiveram como destino final o terrível campo de concentração de Auschwitz. Por lá, uma grande quantidade de prisioneiros da Alemanha Nazista sofreram com as atrocidades dos soldados de Hitler.

Entre esses prisioneiros estava Andor Stern, que faleceu no último ano aos 94 anos. Nascido no Brasil, o judeu se mudou para a Hungria ainda criança com seus pais. Crescendo em meio a uma sociedade marcada pelo antissemitismo, durante a infância foi submetido a episódios de ódio, até que com o estouro da Segunda Guerra, sua vida viria a mudar radicalmente.

Ainda adolescente, foi levado para Auschwitz, onde se separou da família e jamais voltou a revê-la. Por meses, viveu os horrores do Holocausto, e carregou as cicatrizes do período mais difícil de sua vida.

Aos 94 anos, Stern ainda carregava consigo as marcas do Holocausto: algumas estavam em sua mente, e outras no corpo, como a gravação dos números '83892' em seu antebraço, feita no dia que chegou ao campo de concentração.

Apesar do passado difícil, o sobrevivente foi capaz de reconstruir uma vida que lhe enche de felicidade diariamente: a de saber que era um homem livre. Diante dessa trajetória, o site Aventuras na História conversou mais uma vez, em 2021, com Andor sobre suas experiências do passado e seus pensamentos do presente.

Os horrores do Reich

Impossível não se chocar com as experiências que os judeus foram submetidos nas mãos dos nazistas. O brasileiro não demorou muito para, como os outros, sentir que sua humanidade fora arrancada dele. 

A falta de higiene foi um fator que contribuiu para esse sentimento. O ambiente era sujo, as pessoas estavam sempre vestidas com o mesmo pijama e frequentemente sofrendo de diarreia; nesse cenário ainda acabava surgindo outra tortura: os parasitas.

Piolhos, sarna e percevejos viravam moradores permanentes do corpo dos judeus em campos de concentração. "Havia um zoológico inteiro vivendo sobre mim", disse Stern, que precisava conviver diariamente com feridas e coceiras causadas pelos hóspedes desagradáveis.

Estômago vazio  

A fome constante e insuportável também levava Andor e seus colegas a tomarem medidas extremas, comendo, por exemplo, o papelão e o barbante dos sacos de cimento que eles carregavam nas costas durante o dia, apenas para "ter o que mastigar".

Um dos hábitos que Stern desenvolveu durante seu período em Auschwitz para tentar lidar com a situação foi fantasiar com comida sempre que podia. Se imaginava fazendo um sanduíche para si mesmo, ou então diante de uma fartura de pães e bolos. Não era o único: segundo conta, "só se falava em comida, o tempo todo". Era uma fome, não doía apenas no físico, mas no psicológico. 

Os últimos dias de Andor como um prisioneiro foram passados em um vagão de trem, que teria sido onde os nazistas colocaram os judeus dos campos de concentração ao perceberem que a derrota estava próxima. 

Os mais fragilizados acabaram morrendo ali mesmo. Não que a morte fosse incomum para Stern, depois de meses vendo pessoas falecendo por desidratação devido à diarreia excessiva. 

Os soldados norte-americanos teriam ficado assustados com a condição sub-humana em que encontraram os sobreviventes de Auschwitz. Disseram que todos estavam livres, mas ainda demorou alguns dias para essa percepção se instalar na mente de Andor. 

Quando ele afinal conseguiu assimilar aquela notícia, se permitiu a um luxo que a meses não tinha: pensar em algo além do momento presente. Depois de acalmada sua fome e lavado do seu corpo o "zoológico" que vivia nele, sua capacidade humana de imaginar afinal retornou.

Projeções  

Então, Stern pensou sobre o que ele queria no futuro. "Um par de sapatos", decidiu. Um que pudesse manter seus pés protegidos da terra áspera, e quentinhos durante o inverno. Nem tinha pensado na meia ainda — a ideia de ter sapatos, por si só, já o deixava maravilhado.   

Além disso, tinha uma vontade singular: depois de anos sentindo fome, queria ter uma roupa com um bolso enorme, para poder colocar uma baguete dentro, e comer quando tivesse vontade. 

Apesar de ter passado por experiências extremas, o senhor Andor não viveu preso nos horrores do seu passado, mas na alegria de sua vida atual.

“Eu tive o privilégio de ter reposto tudo que eu perdi. A vida me compensou de verdade: me deu, por exemplo, uma família maravilhosa e a oportunidade de, ainda com a minha idade, ser lúcido. Eu não tenho muito do que reclamar da vida, ainda que tenha vivido o que eu presenciei”, afirmou ele, que era pai de cinco filhos.

Entrada de trem de Auschwitz / Crédito: Getty Images

Para quem passou pelos horrores dos nazistas e voltou, a passagem pela Terra certamente acaba ganhando uma nova perspectiva: “Acho que nunca tá tão ruim que não tenha sido pior, sabe?”, refletiu Stern.  

Força invisível 

Apesar disso, ele também acredita que cada um reage às situações de sua própria maneira, de forma que, embora seja um sobrevivente, não saberia dar conselhos para outra pessoa que estivesse passando por dificuldades. 

Ele acreditava na ideia de que somos mais fortes do que pensamos: “Quando você teve uma boa educação, teve carinho dos seus, teve uma vida normal, acho que na maioria das vezes vai saber lidar com a morte e com todas as dificuldades”. Andor perdeu 94 membros de sua família no Holocausto, somando o lado de sua mãe e do seu pai. Apenas 4 voltaram com vida.

O único elemento do meu passado com o qual eu não consegui acertar as contas foi com minha mãe, até hoje acho que tá fazendo falta”. Tirando esse luto difícil de superar, ele majoritariamente conseguiu recuperar a normalidade de sua vida. 

Ainda que sua experiência tenha “mudado tudo que veio antes e tudo que veio depois”, Andor voltou a ter uma cama limpa para dormir, um chuveiro para tomar banho, comida fresca para quando sente fome e liberdade para ir onde quiser, e se existe algo que levou consigo de Auschwitz, foi uma nova apreciação pela vida: “Eu acho que essa historiazinha que eu carrego nas costas, tudo que ela me fez foi enxergar melhor o valor da vida, nisso se resume tudo”, contou ele em 2021. 

A verdade é que a existência humana é muito breve e frágil, e isso nunca fica tão evidente quanto para aqueles que precisaram olhar a morte nos olhos. Até hoje, Andor compartilha palavras que sua mãe falecida lhe disse desde muito cedo, e que são de uma sabedoria que todos nós precisamos às vezes: “Eu tive uma mãezinha muito especial. Ela me falava que o mundo não foi inventado para mim, e eu tive sorte de fazer parte dessa vida.” 

A sua trajetória foi narrada na obra Uma Estrela Na Escuridao, Gabriel Davi Pierin, lançada por Gabriel Davi Pierin em 2018.


+Saiba mais sobre os horrores de Auschwitz através das obras disponíveis na Amazon

Uma Estrela Na Escuridao, de Gabriel Davi Pierin (2018) - https://amzn.to/38WEiYK

Os bebês de Auschwitz, de Wendy Holden (2015) - https://amzn.to/32b3ELn

O tatuador de Auschwitz, de Heather Morris (2019) - https://amzn.to/2r5oA9Z

Depois de Auschwitz, de Eva Schloss - https://amzn.to/2PHpG5Z

O garoto que seguiu o pai para Auschwitz: Uma história real, de Jeremy Dronfield (2019) - https://amzn.to/2NC1MpM

Resistência, de Affinity Konar (2017) - https://amzn.to/2Nw8C0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du