Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vala comum de vítimas de peste encontrada na Alemanha surpreende arqueólogos

Com impressionante número de corpos depositados, vala escavada em Nuremberg pode ser a maior do tipo já encontrada em toda a Europa

Éric Moreira Publicado em 12/03/2024, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueletos desenterrados em escavações recentes na Alemanha - Divulgação/In Terra Veritas
Esqueletos desenterrados em escavações recentes na Alemanha - Divulgação/In Terra Veritas

Escavações recentes realizadas antes de obras de construção em Nuremberg, na Alemanha, revelaram grandes valas comuns contendo restos mortais de pelo menos mil pessoas, vitimadas por peste. Segundo os arqueólogos, se considerar todos os restos mortais encontrados, esta pode ser a maior vala comum já descoberta em toda a Europa.

Ao todo, foram descobertos oito fossos, cada um com centenas de esqueletos pertencentes não só a adultos, como até mesmo a crianças e bebês, datados desde o fim do século 15 até o início do 17. Além disso, também foram achados alguns fragmentos de cerâmicas, que coincide com surtos de peste ocorridos entre 1622 e 1634, e moedas de prata de 1619, segundo comunicado da empresa de escavações arqueológicas In Terra Veritas.

Uma descoberta como essa nunca aconteceu antes e, honestamente, ninguém pensou que isso fosse possível", conta Melanie Langbein, do departamento de conservação do patrimônio de Nuremberg, no comunicado. "O local é de enorme importância para a cidade de Nuremberg."
Esqueletos desenterrados na Alemanha / Crédito: Divulgação/In Terra Veritas

Vale mencionar que, conforme informado pelo Live Science, a região de Nuremberg sofreu com uma série de surtos de peste, principalmente entre 1533 e 1634, que levaram à morte cerca de 30 mil pessoas. Conforme os corpos se acumulavam, eles eram enterrados em valas comuns fora dos cemitérios da cidade, sem considerar nem mesmo os rituais funerários padrões da época.

+ Vítimas do nazismo: 8 mil corpos são encontrados em vala comum na Polônia

"Essas pessoas não foram enterradas em um cemitério normal, embora tenhamos designado cemitérios de peste em Nuremberg", explica Langbein à CNN. "Isso significa um grande número de pessoas mortas que precisaram ser enterradas em um curto espaço de tempo, sem levar em conta as práticas funerárias cristãs."

Número impressionante

Até o momento, somente três dos oito poços foram completamente escavados, por isso, o número de mortos no local ainda é inconclusivo. Em uma das covas, haviam 280 corpos, embora houvesse evidências de que alguns deles tenham sido removidos ou perturbados ao longo do tempo; outro poço abrigava 150 restos mortais, mas o número também é incerto, pois a explosão de uma bomba nas proximidades, na Segunda Guerra Mundial, destruiu alguns dos esqueletos.

+ Mais de 140 sepulturas medievais são encontradas na Irlanda do Norte

Os arqueólogos acreditam que o número total de pessoas encontradas ali pode exceder 1500 nas próximas semanas, com o avanço das escavações. Caso isso realmente se concretize, Nuremberg pode se tornar o maior cemitério coletivo já escavado cientificamente em toda a Europa.

Vala onde esqueletos foram encontrados na Alemanha / Crédito: Divulgação/In Terra Veritas

"Os esqueletos estão em muito boas condições para serem examinados, apesar da destruição que ocorreu", informa, por fim, ainda no comunicado, Florian Melzer, antropólogo da In Terra Veritas. "Podemos agora detalhar todas as informações que são mantidas nesses ossos, [por exemplo] a prevalência de diferentes tipos de câncer, mutações genéticas que aparecem no crânio, determinação de idade e sexo, status dos dentes e conclusões disso, às circunstâncias gerais de saúde e de vida neste período.