Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espanha

Valioso, mapa de 1.500 será substituído na Espanha

O mapa Carta de Juan de la Cosa (1500), localizado na Espanha, será substituído por uma réplica; entenda o motivo

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Carta de Juan de la Cosa (1500) - Juan de la Cosa
Imagem do Carta de Juan de la Cosa (1500) - Juan de la Cosa

Na Espanha, a conservação de um mapa de 1.500 chama atenção no Museu Naval de Madrid. A Carta de Juan de La Cosa, pioneiro em retratar a América, necessita de cuidados para evitar danos. 

Após anos de transporte e exposições impróprias, o mapa valioso precisará ser preservado. Para evitar um grande problema, uma alternativa é substituir o documento por uma cópia em 3D, confeccionada pela companhia Factum Foundation.

Cuidados

O mapa, que por anos não recebeu maiores cuidados, acabou por perder a intensidade nos elementos que foram retratados em vermelho.

A sua história também carrega fatos curiosos. O mapa de 1.500 foi furtado pelos soldados de Napoleão Bonaparte e também sofreu exposição direta de luz no século XIX, enquanto esteve numa loja.

Após uma longa história, o documento parou numa vitrine bioclimática, que equilibra a temperatura e umidade. Também conta com um filtro que dribla raios UVA e infravermelhos.

"É complicado movê-lo. Na verdade, nem mesmo emprestamos para outros museus há muitos anos, apesar das inúmeras solicitações que recebemos. É, sem dúvida, a peça mais requisitada", disse Juan Escrigas, atual diretor do museu, ao La Nacion.

A réplica, que substituirá o mapa, se encontra exposto em Londres. O Chefe de Coleção Cartográfica do Museu Naval, José María Moreno, destaca que substituições são normais e importantes para obras históricas.

"No caso dos livros, por exemplo, até trocamos as páginas exibidas ao público para que não estejam sempre expostas às mesmas luzes. Trabalhamos para a manutenção completa de nosso patrimônio", explicou.