Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Leilão

Veículo raro: Carro de madeira vai à leilão no Reino Unido

Na década de 1980, o ex-engenheiro John Brazier teve a inusitada ideia de construir um carro de madeira; confira!

Redação Publicado em 21/08/2023, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carro de madeira projetado pelo ex-engenheiro John Brazier - Divulgação/SWNS/Auctioneum
Carro de madeira projetado pelo ex-engenheiro John Brazier - Divulgação/SWNS/Auctioneum

No clássico desenho 'Os Flintstones' (1960), que acompanha algumas aventuras de uma família da Idade da Pedra, um elemento que sempre chama atenção são os carros construídos inteiramente de rochas, utilizados pelos personagens.

Claro que um veículo do tipo não funcionaria bem na vida real, mas um ex-engenheiro britânico surpreendeu muita gente depois de construir um carro funcional de madeira, que vai a leilão no próximo mês de setembro.

O responsável pela peripécia é John Brazier, um professor aposentado de carpintaria e metalurgia da cidade de Bristol, na Inglaterra. Para isso, ele utilizou-se de um Hustler, uma espécie de kit de carros feito pelo designer de Gloucestershire William Towns.

Segundo o The Guardian, menos de 400 Hustlers foram construídos ao longo dos tempos, por entusiastas de motores que queriam esse desafio, segundo modelos prontos e utilizando fibra de vidro, na maioria. Foi Brazier que, em meados da década de 1980, decidiu por tomar um rumo diferente no projeto: construir sua carroceria em madeira.

Claro que para que o carro funcionasse, considerando-se o quão imprópria a madeira pode ser para a tarefa a qual Brazier pretendia utilizá-la, o material deveria ser bem escolhido: para a estrutura, foi usado um compensado resistente à água e freixo.

E a tarefa funcionou, com o homem alegando ainda hoje que sempre se sentiu seguro no veículo, mesmo com sua acomodação máxima de até 8 pessoas, e tendo levado a família do ex-engenheiro a diversas viagens pelo país.

Foto da parte traseira do carro de madeira de John Brazier
Foto da parte traseira do carro de madeira de John Brazier / Crédito: Divulgação/SWNS/Auctioneum

Apego emocional

Em entrevista ao The Guardian, John Brazier, hoje com 76 anos, disse: "Ficarei triste em vê-lo partir, mais triste em vê-lo na minha garagem. O principal é que outras pessoas tenham o prazer de olhar para ele". E de fato, seria um deleite apreciar um veículo tão bem trabalhado, mesmo nos detalhes, como a alavanca de câmbio de madeira, bem como a alavanca do freio de mão e volante.

Painel do carro de John Brazier
Painel do carro de John Brazier / Crédito: Divulgação/SWNS/Auctioneum

No entanto, os detalhes do produto informam que o carro de madeira parou de ser conduzido ainda "no início dos anos 2000", depois que uma bateria apresentou problema. Desde então, "nenhuma tentativa foi feita para iniciá-lo".