Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bento XVI

Velório de Bento XVI termina hoje; funeral será realizado amanhã

O papa emérito Bento XVI veio a falecer no último sábado, 31 de dezembro

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 04/01/2023, às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada durante velório de Bento XVI - Getty Images
Fotografia tirada durante velório de Bento XVI - Getty Images

O papa emérito Bento XVI, que comandou a Igreja Católica de 2005 a 2013 — tendo sido o primeiro a abdicar da função em 600 anos —, veio a falecer no último sábado, 31, último dia de 2022, aos 95 anos.

Ao todo, o Vaticano recebeu mais de 159 mil pessoas para o velório do antigo líder religioso, que se encerra nesta quarta-feira, 4. O corpo do sacerdote, por sua vez, deve ficar exposto até as 19h de hoje (em horário local, que corresponde às 15h no Brasil) na Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano. Fiéis de todo o mundo viajaram até o local para cortejar o antigo papa.

O funeral, que é a última etapa dos rituais pós-morte de Bento XVI, deve ser realizado amanhã pelo atual papa, o argentino Francisco. Ele será o primeiro pontífice da história a comandar os cortejos fúnebres de um antecessor, conforme informações da ANSA em texto ao UOL. 

O antigo papa emérito, Bento XVI
O antigo papa emérito, Bento XVI / Crédito: Getty Images

Rito funerário

O funeral de Bento XVI será realizado pelo papaFranciscona próxima quinta-feira, 5, na própria Basílica de São Pedro. Após a cerimônia, o caixão do antigo papa será enterrado no local de tradição da Igreja Católica: as grutas vaticanas, que ficam localizadas debaixo da catedral.

A cripta em que o corpo ficará resguardado é a mesma em que o corpo de João Paulo II esteve, entre 2005 — o ano de sua morte — e 2011. E, com isso, finalmente se encerra um período inédito na História, em que dois papas conviveram por quase uma década sob os holofotes da Igreja Católica.