Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vestígios de antiga cidade saxônica são encontrados em Londres

Vestígios da antiga cidade de Lundenwic foram encontrados recentemente sob a Galeria Nacional de Londres e revelam mais sobre cidade no passado

Éric Moreira Publicado em 07/02/2024, às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogos durante escavação de antigos vestígios de cidade saxã em Londres - Divulgação/Archaeology South-East
Arqueólogos durante escavação de antigos vestígios de cidade saxã em Londres - Divulgação/Archaeology South-East

O grupo britânico Archaeology South-East, parte do Instituto de Arqueologia da University College London, anunciou recentemente a descoberta de antigos materiais e vestígios de uma antiga cidade saxã em meio a escavações da Ala Sainsbury, na Galeria Nacional de Londres.

Conforme informado pelos investigadores, a descoberta sugere que o centro urbano da antiga cidade se estendia mais a oeste do que se pensava até então. Nas escavações, foram encontradas uma lareira, postes, poços, fossos, valas e depósitos de nivelamento do subúrbio oeste da cidade. Vale mencionar também que uma datação por radiocarbono da lareira sugere que ela tenha sido construída entre os anos 659 e 774 d.C.

+ ‘Enterro de cama’ romano completo que revela costume medieval é encontrado

As escavações ocorreram como parte do projeto de remodelação 'NG200: Welcome', da Galeria Nacional, que faz parte das celebrações do bicentenário da galeria. "Escavar na Galeria Nacional foi uma oportunidade incrível para investigar uma arqueologia interessante e estar envolvido com alguma divulgação verdadeiramente notável", alegou Stephen White, líder das escavações Jubilee Walk para Archaeology South-East, em comunicado.

As evidências que descobrimos sugerem que o centro urbano de Lundenwic se estende mais a oeste do que se pensava originalmente. Isto tornou-se ainda mais emocionante por ter a oportunidade de partilhar essas informações, e como se relacionam com a arqueologia em Londres, com os jovens desta cidade", complementa.

Ocupação de Londres

Segundo o Heritage Daily, com o colapso da Grã-Bretanha romana, a antiga cidade de Londoninium caiu em ruínas, e foi finalmente abandonada, em meados do século 5 d.C. Então, os anglo-saxões se estabeleceram novamente a cerca de 1,6 km a oeste da antiga capital romana, no que eles estabeleceram uma pequena cidade que seria conhecida como Lundenwic, onde hoje está o Covent Garden, em Londres.

+ Intrigante dodecaedro romano é descoberto no Reino Unido

No século 6, a Inglaterra foi então dividida em vários reinos anglo-saxões, denominados Heptarquias. Enquanto as fronteiras da região iam se alterando a partir de conquistas territoriais e casamentos, Lundenwic esteve dentro do domínio de Essex, posteriormente Mércia e, por último, Wessex.

No entanto, ataques vikings ocorridos no século 9 levaram Lundenwix a ser abandonada, e eventualmente Londinium foi repovoada por pessoas buscando a proteção de suas muralhas. Posteriormente, conforme observado pela Crônica Anglo-Saxã, Alfredo, o Grande, fundou Londres, que era então conhecida como Lundenburg.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!