Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cuba

Vídeo cubano levanta suspeita de que policiais se disfarçaram de civis em meio aos protestos

A gravação viralizou no país, que vive um período de turbulência política

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 17/07/2021, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos do vídeo citado - Divulgação / Twitter/ Arquivo Pessoal
Trechos do vídeo citado - Divulgação / Twitter/ Arquivo Pessoal

Em Cuba, que fervilhou durante o último final de semana com protestos contra e a favor do governo de Miguel Díaz-Canel, viralizou um vídeo que denuncia a suposta presença de policiais à paisana em meio aos manifestantes. As informações foram repercutidas pela CNN na última sexta-feira, 16. 

A gravação mostra ônibus estacionados na cidade de Havana, um dos locais onde as manifestações foram mais volumosas. Dos veículos, descem pessoas segurando pedaços de madeira. 

A pessoa fazendo o vídeo, por sua vez, afirma que quem chega nos ônibus não são civis, e sim oficiais à paisana, que estariam no local a serviço do governo. 

“São todos policiais. Olha a quantidade de cassetetes que trazem, pedaços de pau, um pedaço grande na mão pra bater forte, sim, aí falam que é o povo, trouxeram no ônibus para bater. Aí eles dizem que é a cidade que está dando golpe”, afirma o cubano, ainda segundo a CNN. 

Não é possível confirmar, todavia, se as informações veiculadas no vídeo estão corretas, e as pessoas responsáveis pelo vandalismo e violência nos protestos de Cuba seriam realmente ligados ao governo. A gravação também não inclui a captura de confrontos envolvendo os supostos policiais que saíram dos ônibus com outros manifestantes.

Assista o vídeo abaixo: