Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Vídeo: Pilotos de dois aviões relatam 'luzes desconhecidas' em conversa

Aviões em rotas para Porto Alegre citaram luzes desconhecidas neste sábado (5)

Redação Publicado em 06/11/2022, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da conversa entre os pilotos - Reprodução/Vídeo/Redes Sociais
Registro da conversa entre os pilotos - Reprodução/Vídeo/Redes Sociais

Aviões que tinham como destino Porto Alegre se depararam com o surgimento de luzes desconhecidas na noite do último sábado, 5. Em conversa, um dos pilotos das aeronaves falaram em luzes que 'apagam e acendem'.

Os pilotos eram do voo TAM 3406, que saiu de Guarulhos, São Paulo, e da Azul 4657, que saiu do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, e tinha como destino Rio Grande do Sul.

Durante a conversa, que repercutiu nas redes sociais, os pilotos falam sobre as luzes desconhecidas avistadas no trajeto.

"São umas luzes, por vezes elas apagam e acendem. Às vezes são uma, às vezes duas ou três", disse o piloto da Latam. 

Os relatos diziam que as luzes eram azul e se acendiam e apagavam. Também fora relatado que giravam numa altura de 38 mil pés.

"Estamos vendo essas luzes desde lá de Confins", relato o piloto da Azul. Ao mesmo tempo, os pilotos não falaram de dificuldades no trajeto ou algo que pudesse atrapalhar o voo.

A controladora do tráfego aéreo disse depois que as luzes não 'interferem na aproximação' das duas aeronaves. "O pessoal da torre informou que também avistou, mas que elas estão paradas e não interferem na aproximação", disse a controladora.

O que disseram as companhias 

Em nota divulgada, a Azul disse que os tripulantes seguem 'os mais rigorosos protocolos de segurança'. Além disso, é enfatizado que "qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo e segue para investigação das autoridades competentes".

Em nota, a Latam disse que os tripulantes seguem treinamento e a orientação é informar 'qualquer eventualidade' de imediato ao controle de tráfego aéreo para seguirem orientações. "A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo aos regulamentos das autoridades nacionais e internacionais".

Vale destacar que, no mês passado, pilotos da companhia Azul que faziam o trajeto São Paulo e Porto Alegre falaram de 'uma luz estranha' ao conversarem com técnicos que trabalham no aeroporto de Santa Catarina.